Novo Audi TT Coupé tem motor 2.0 turbo de 230 cavalos

Veículo está disponível em duas versões e custa a partir de R$ 209.990

Acaba de desembarcar no país o novo Audi TT Coupé. Totalmente remodelado, o veículo, que está em sua terceira geração, é oferecido por aqui em duas versões: Attractive (R$ 209.990) e Ambition (229.990), ambas equipadas com o motor 2.0 Turbo FSI de 230 cv (19 a mais do que o anterior) e o câmbio S tronic com seis marchas e dupla embreagem.

Com esse conjunto, o luxuoso automóvel acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, atingindo velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. O torque é de 37,7 kgfm entre 1.600 e 4.300 rpm.  No quesito consumo, a montadora alemã diz que ele percorre até 12,7 quilômetros por litro e, na cidade, 9,9. A emissão de gás carbônico é de 123,8 gramas por quilômetro.

Design

O visual do TT Coupé é aliado com a potência do motor. Prova disso é que  quando atinge 120 km/h, o spoiler é aberto automaticamente na tampa do porta-malas para melhorar a estabilidade. A dianteira é dominada pelas linhas horizontais, e a grade Singleframe é muito mais larga e baixa que a do modelo anterior.

Começando pelos cantos superiores da grade, linhas afiladas correm formando um V sobre o capô, que ostenta ao centro os quatro anéis da Audi, de forma semelhante ao que ocorre no superesportivo R8. As entradas de ar possuem elementos que direcionam parte do fluxo aerodinâmico da dianteira para as laterais do carro. Os faróis agora são mais afilados (a versão Attraction tem faróis bi-xenon como equipamento de série, e a Ambition inteiramente de LEDs).

Com 4,18 metros, o cupê tem o mesmo comprimento de seu antecessor. A distância entre eixos aumentou 37 mm, atingindo 2,5 metros. A largura é de 1,83 metro e a altura, 1,35 metro. O peso é de 1.230 kg, 50 kg a menos que a geração antecedente e o porta-malas comporta até 305 litros de bagagem sem o rebatimento dos bancos traseiros.

Muitos detalhes do perfil do novo Audi TT lembram a sua primeira geração. A tampa de acesso ao tanque no lado direito é formada por um círculo cercado por parafusos. Um leve toque no logo basta para abri-la. A novidade é que não há mais uma tampa rosqueada sob a abertura – a mangueira pode entrar diretamente no bocal do tanque, como acontece nos carros de corrida.

Na traseira, linhas horizontais salientam a impressão de largura do modelo. Na versão Ambition, as lanternas traseiras possuem sinaleiras direcionais dinâmicas. A terceira luz do freio é extremamente fina, posicionada sob a borda do defletor traseiro, e tem um papel essencial na definição da silhueta das luzes traseiras.

Interior

No interior, os principais destaques são o aspecto clean da cabine e o painel de instrumentos com tela MMI de 12,3 polegadas com resolução de 1.440 x 540 pixels (chamada de Audi Virtual Cockpit), que substitui os mostradores analógicos por digitais com animações e gráficos.

O motorista ainda pode optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o velocímetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo progressivo, os instrumentos virtuais são menores. Utilizando este modo, o sistema disponibiliza uma ampla área de tela para outras funções, como o mapa de navegação GPS (opcional na versão Attraction e de série na Ambition).

Visto de cima, o painel parece a asa de uma aeronave. As saídas de ar redondas – itens clássicos do TT – são inspiradas nos motores a jato, com seu design lembrando turbinas.  As aberturas de ar contêm os controles dos sistemas de ar-condicionado. Os controles de temperatura, direção, distribuição e intensidade do fluxo de ar ficam no centro de cada um dos difusores.

Os bancos esportivos têm apoios de cabeça integrados e estão posicionados mais baixos do que no modelo anterior. Com apoio lateral nas curvas, eles pesam cerca de cinco quilos a menos. O novo volante multifuncional, que possibilita operação total do sistema de navegação e configuração do carro e é item de série nas duas versões, tem aro de três braços com base plana e raios com detalhes em alumínio.

Equipamentos

Tanto a versão Attraction como a Ambition trazem de série o Audi Sound System, com potência de 155 watts e nove alto-falantes posicionados em todo o interior da cabine – o sistema de som Bang & Olufsen, oferecido como opcional para a versão Ambition, tem amplificador com 14 canais e 12 alto-falantes, cujas bordas possuem um discreto condutor de luz de intensidade ajustável.

Entre os sistemas de assistência ao condutor, destaca-se o novo controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), que incorpora o limitador de velocidade. A Ambition acrescenta ainda rádio MMI Plus com sistema de navegação, ar-condicionado automático integrado nas saídas de ar, Audi Drive Select, pacote de luzes e rodas de alumínio de 19 polegadas.

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Rodrigo Loureiro
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Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

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