Novo Audi RS3 estreia com motor 2.5 turbo e modo drift; confira os detalhes
Na última semana, foi anunciado o lançamento da nova geração do Audi RS3. Destaque para o motor 2.5 turbo (de 400 cv de potência) e o modo drift
O Audi RS3 sempre foi um sinônimo para o termo hot hatch. Ele é conhecido por ser o ponto mais apimentado e completo da linha do A3. E com a nova geração não será diferente.
Na última semana, por exemplo a montadora anunciou o lançamento da nova geração do veículo. Dentre seus principais atributos, destaque para o motor 2.5 turbo (de 400 cv de potência) e acabamento interno exclusivo.
Novo Audi RS3 estreia com motor 2.5 turbo e novo modo de direção; veja mais!
O veículo é baseado na atual versão do A3. Sua apresentação aconteceu no último ano. Dentro da linha do hatch premium, o esportivo estará posicionado acima do S3. Ou seja, o mais completo e refinado de todos . Vale lembrar que assim como o modelo tradicional, o comprador poder escolher entre o modelo Sportback e o sedã.
De acordo com a montadora, eles estarão disponíveis para serem ecomendados no próximo mês. Enqunato o hatch estará custando 60 mil euros, o três volumes custará 62 mil euros. Como esperado, ele chega para concorrer com os esportivos menores das outras marcas alemãs. Ou seja, as versões esportivas da Mercedes-Benz Classe A e da Bmw Série 1.
Acima de tudo, o novo Audi RS3 busca mostrar que é um carro esportivo. E é possível ver pelas fotos que ele realmente consegue ser . Para atingir esse objetivo, a montadora fez algumas mudanças com relação ao S3.
A grade dianteira, por exemplo, possui agora contornos em preto brilhante. Nos dois lados dela, estão os faróis Full LED. O para-choque (com saídas de ar maiores) e os para-lamas dianteiros também são novos.
Enquanto isso, na traseira, os detalhes em preto brilhante aparecem novamente. Só que desta vez no para-choque. Outros detalhes interessantes são as lanternas em LED (acabamento escurecido) e o spolier de teto (no modelo sedã, ele aparece na tampa do porta-malas).
Interior
Já o seu interior possui detalhes revestidos em Alcantara. Algo exclusivo deste modelo. Você pode adicionar um pacote que traz fibra de carbono em algumas peças. A esportividade está presente também nos bancos em forma de colmeia.
Alem disso, detalhes contrastantes em verde, vermelho e preto ficam a critério do dono. Pensando no DNA tecnológico, o destaque para a dupla formada pelo Virtual Cockpit (12,3 polegadas) e a central multimídia MIB3 (10,1 polegadas).
Conjunto mecânico
A atração principal do novo Audi RS3 está sob o capô. Ele é equipado com um propulsor 2.5 turbo de cinco cilindros. Dependendo do país, a potência varia: 400 cv no modelo europeu e 407 cv no modelo dos EUA. Ambos possuem torque de 500 Nm – uma mudança, comparada a geração anterior.
O conjunto mecânico traz, ainda, o câmbio automático S-tronic (dupla embreagem) de sete marchas e tração intregal com função RS Torque Splitter.
De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima 250 km/h. Com o pacote RS Dynamic e freios dianteiros de cerâmica, a máxima pode chegar a 290 km/h.
Por fim, uma novidade pensada na experiência do condutor. O modo drift joga toda a potência para o eixo traseiro!
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.