Novo Audi RS Q e-tron E2 chega mais leve, aerodinâmico e eficiente

Novo Audi RS Q e-tron E2 2023 chega para disputar principais competições de Rally. Confira informações como novas tecnologias e muito mais!

O novo veículo da Audi para a disputa de competições automobilísticas ganhou sua primeira atualização desde sua apresentação ao público no ano passado. O Audi RS Q e-tron E2 2023 chega com design totalmente renovado, desempenho otimizado e aerodinâmica aperfeiçoada.

Tudo sobre o novo Audi RS Q e-tron E2 2023

A apresentação do novo modelo aconteceu na cidade alemã de Neuburg, oriundo da mesma fábrica que irá produzir os motores utilizados na Fórmula 1 a partir de 2026.

O Audi RS Q e-tron E2 2023 ganhou esse nome como forma de homenagem ao inesquecível Audi Sport quattro, que competiu com o sufixo S2 no Grupo B das provas de rally dos anos 1980.

Acompanhe o Garagem360 e confira a seguir tudo sobre o novo Audi RS Q e-tron E2 2023.

(Foto: Divulgação/Audi)

Segunda fase do programa de desenvolvimento

O novo Audi RS Q e-tron E2 está sendo preparado para fortes competições, entre elas o Rally de Marrocos 2022 e o Rally Dakar 2023.

O novo modelo marca o início da segunda fase do programa de desenvolvimento. Conforme o designer-chefe do RS Q e-tron, Axel Löffler, o E2 não traz uma única parte da carroceria do seu antecessor.

O protótipo ampliou a largura interna da cabine, mesmo ficando mais leve. Isso aconteceu graças a uma arquitetura cujo ponto mais largo está no centro do veículo, enquanto sua estrutura afunila em direção à traseira e à dianteira.

Além disso, a nova arquitetura conseguiu reduzir o arrasto aerodinâmico geral em 15%, aproximadamente, favorecendo o centro de gravidade do Audi RS Q e-tron E2.

A velocidade máxima continua em 170 km/h e segundo Löffler, uma grande vantagem do veículo é o fluxo de ar que foi aperfeiçoado.

“Ele reduz ainda mais os requisitos de energia do carro movido a eletricidade. Implementamos os cálculos aerodinâmicos inteiramente usando dinâmica de fluidos computacional (CFD, na sigla em inglês)”, afirma o design-chefe.

(Foto: Divulgação/Audi)

Motorização do Audi RS Q e-tron E2 2023

O novo Audi RS Q e-tron E2 chega com transmissão elétrica formada por um conversor de energia composto por um motor de combustão interna.

Além disso, o conjunto possui um gerador, uma bateria de alta tensão e dois motores elétricos nos eixos traseiro e dianteiro.

A gestão de energia e o sistema de controle eletrônico do propulsor elétrico demonstraram um grande potencial nas provas de Rally. Apesar disso, alguns desafios em situações extremas foram detectados.

Em algumas provas de competições como o Rally Dakar, foram registradas situações em que as rodas faziam menos contato com o solo em saltos ou terrenos irregulares, devido à potência excedente do veículo.

Como esse fato está sujeito a punições pela Federação Internacional de Automobilismos (FIA), a Audi precisou recorrer a alternativas para controlar a energia excedente.

A situação foi resolvida a partir dos controladores de energia do veículo, que foram ajustados definindo limites individuais – um para cada motor – através de software desenvolvido pela equipe da Audi.

Sendo assim, o veículo opera precisamente ao longo do limite permitido, além de beneficiar outros equipamentos, como a bomba de refrigeração do ar-condicionado e os ventiladores, por exemplo.

Os “consumidores auxiliares” atuam nesse controle otimizado de energia e futuramente o sistema poderá funcionar de modo intermitente, gerando economia de energia ao mesmo tempo em que equilibra a temperatura interna.

(Foto: Divulgação/Audi)

Operação simplificada

Os pilotos da Audi encontrarão uma cabine completamente nova. Em relação ao modelo anterior restaram apenas as posições do console central e do painel de controle.

Para começar, eles poderão selecionar diversas funções do veículo através de uma chave rotativa e escolher quatro áreas do sistema.

Para uma condução competitiva, algumas funções são importantes, como o limitador de velocidade em trajetos específicos ou o macaco pneumático. Para isso, o tema “Palco” poderá ser selecionado.

Outra área do sistema a disposição do motorista e do copiloto é a função “Estrada”, que apresenta as setas e a câmera de ré.

A função “Erro” poderá ser utilizada para detectar, categorizar e catalogar erros. Para finalizar, a opção “Configurações” incorpora diversas funcionalidades úteis para a equipe de engenharia.

Além disso, componentes de carroceria simples, planos e facilmente removíveis trazem facilidade para as equipes trabalharem após um acidente com um pneu furado, por exemplo.

As novas rodas de dez raios possuem maior facilidade para manusear e oferece melhor empunhadura para que a equipe possa concluir a mudança com mais agilidade e segurança.

O novo Audi RS Q e-tron E2 2023 será colocado a prova pela primeira vez entre os dias 1 e 6 de outubro de 2022 no Rally do Marrocos. As três duplas de pilotos da Audi estarão na disputa do rally do deserto que começa e termina em Agadir, sudoeste do país africano.

Foto: Divulgação/Audi)

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile