Novo Audi RS Q e-tron E2 chega mais leve, aerodinâmico e eficiente

Novo Audi RS Q e-tron E2 2023 chega para disputar principais competições de Rally. Confira informações como novas tecnologias e muito mais!

O novo veículo da Audi para a disputa de competições automobilísticas ganhou sua primeira atualização desde sua apresentação ao público no ano passado. O Audi RS Q e-tron E2 2023 chega com design totalmente renovado, desempenho otimizado e aerodinâmica aperfeiçoada.

Tudo sobre o novo Audi RS Q e-tron E2 2023

A apresentação do novo modelo aconteceu na cidade alemã de Neuburg, oriundo da mesma fábrica que irá produzir os motores utilizados na Fórmula 1 a partir de 2026.

O Audi RS Q e-tron E2 2023 ganhou esse nome como forma de homenagem ao inesquecível Audi Sport quattro, que competiu com o sufixo S2 no Grupo B das provas de rally dos anos 1980.

Acompanhe o Garagem360 e confira a seguir tudo sobre o novo Audi RS Q e-tron E2 2023.

Novo Audi RS Q e-tron E2 é apresentado

(Foto: Divulgação/Audi)

Segunda fase do programa de desenvolvimento

O novo Audi RS Q e-tron E2 está sendo preparado para fortes competições, entre elas o Rally de Marrocos 2022 e o Rally Dakar 2023.

O novo modelo marca o início da segunda fase do programa de desenvolvimento. Conforme o designer-chefe do RS Q e-tron, Axel Löffler, o E2 não traz uma única parte da carroceria do seu antecessor.

O protótipo ampliou a largura interna da cabine, mesmo ficando mais leve. Isso aconteceu graças a uma arquitetura cujo ponto mais largo está no centro do veículo, enquanto sua estrutura afunila em direção à traseira e à dianteira.

Além disso, a nova arquitetura conseguiu reduzir o arrasto aerodinâmico geral em 15%, aproximadamente, favorecendo o centro de gravidade do Audi RS Q e-tron E2.

A velocidade máxima continua em 170 km/h e segundo Löffler, uma grande vantagem do veículo é o fluxo de ar que foi aperfeiçoado.

“Ele reduz ainda mais os requisitos de energia do carro movido a eletricidade. Implementamos os cálculos aerodinâmicos inteiramente usando dinâmica de fluidos computacional (CFD, na sigla em inglês)”, afirma o design-chefe.

Novo Audi RS Q e-tron E2 é apresentado

(Foto: Divulgação/Audi)

Motorização do Audi RS Q e-tron E2 2023

O novo Audi RS Q e-tron E2 chega com transmissão elétrica formada por um conversor de energia composto por um motor de combustão interna.

Além disso, o conjunto possui um gerador, uma bateria de alta tensão e dois motores elétricos nos eixos traseiro e dianteiro.

A gestão de energia e o sistema de controle eletrônico do propulsor elétrico demonstraram um grande potencial nas provas de Rally. Apesar disso, alguns desafios em situações extremas foram detectados.

Em algumas provas de competições como o Rally Dakar, foram registradas situações em que as rodas faziam menos contato com o solo em saltos ou terrenos irregulares, devido à potência excedente do veículo.

Como esse fato está sujeito a punições pela Federação Internacional de Automobilismos (FIA), a Audi precisou recorrer a alternativas para controlar a energia excedente.

A situação foi resolvida a partir dos controladores de energia do veículo, que foram ajustados definindo limites individuais – um para cada motor – através de software desenvolvido pela equipe da Audi.

Sendo assim, o veículo opera precisamente ao longo do limite permitido, além de beneficiar outros equipamentos, como a bomba de refrigeração do ar-condicionado e os ventiladores, por exemplo.

Os “consumidores auxiliares” atuam nesse controle otimizado de energia e futuramente o sistema poderá funcionar de modo intermitente, gerando economia de energia ao mesmo tempo em que equilibra a temperatura interna.

RS Q e-tron E2

(Foto: Divulgação/Audi)

Operação simplificada

Os pilotos da Audi encontrarão uma cabine completamente nova. Em relação ao modelo anterior restaram apenas as posições do console central e do painel de controle.

Para começar, eles poderão selecionar diversas funções do veículo através de uma chave rotativa e escolher quatro áreas do sistema.

Para uma condução competitiva, algumas funções são importantes, como o limitador de velocidade em trajetos específicos ou o macaco pneumático. Para isso, o tema “Palco” poderá ser selecionado.

Outra área do sistema a disposição do motorista e do copiloto é a função “Estrada”, que apresenta as setas e a câmera de ré.

A função “Erro” poderá ser utilizada para detectar, categorizar e catalogar erros. Para finalizar, a opção “Configurações” incorpora diversas funcionalidades úteis para a equipe de engenharia.

Além disso, componentes de carroceria simples, planos e facilmente removíveis trazem facilidade para as equipes trabalharem após um acidente com um pneu furado, por exemplo.

As novas rodas de dez raios possuem maior facilidade para manusear e oferece melhor empunhadura para que a equipe possa concluir a mudança com mais agilidade e segurança.

O novo Audi RS Q e-tron E2 2023 será colocado a prova pela primeira vez entre os dias 1 e 6 de outubro de 2022 no Rally do Marrocos. As três duplas de pilotos da Audi estarão na disputa do rally do deserto que começa e termina em Agadir, sudoeste do país africano.

Novo Audi RS Q e-tron E2 é apresentado

Foto: Divulgação/Audi)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

ASSISTA AGORA