Novo Audi RS Q e-ton E2 é oficialmente apresentado; conheça o modelo

O novo Audi RS Q e-tron E2 acaba de ser apresentado, o modelo foi totalmente renovado e estará no Rally Dakar 2023.

O novo Audi RS Q e-tron E2 está mais leve, aerodinâmico e eficiente. O modelo renovado aprimorou a performance para competir nas provas de rally. Confira os detalhes.

Novo Audi RS Q e-tron E2 é apresentado (Foto: Divulgação)

Audi RS Q e-tron E2 estará no Rally Dakar 2023

Após ser apresentado ao mundo e, já no primeiro ano de provas, superar concorrentes de peso no rally de Abu Dhabi, o elétrico Audi RS Q e-tron E2 acaba de ganhar a sua primeira atualização para seguir na disputa das principais competições do mundo, entre elas o Rally de Marrocos 2022 e o Rally Dakar 2023.

Com um design totalmente renovado, desempenho otimizado e aerodinâmica aperfeiçoada, o modelo foi apresentado globalmente na cidade de Neuburg, ao sul da Alemanha. O veículo foi batizado de Audi RS Q e-tron E2 em homenagem ao lendário Audi Sport quattro, que competiu com o sufixo S2 no Grupo B das provas de rally dos anos 1980.

“Conseguimos uma bela estreia no Dakar com o Audi RS Q e-tron, o que é inédito para nós nesse estágio de competição”, afirma Rolf Michl, diretor da Audi Sport GmbH e responsável pelo automobilismo na marca. “A equipe inteira está trabalhando em conjunto e os resultados se refletem no novo RS Q e-tron E2.”

O modelo marca o início da segunda fase do programa de desenvolvimento. Em outubro deste ano, a equipe Audi Sport se preparará para o Rally Dakar 2023 com o novo modelo em Marrocos.

Suave no ar e leve na areia

“O Audi RS Q e-tron E2 não carrega uma única parte da carroceria de seu antecessor”, afirma Axel Löffler, designer-chefe do RS Q e-tron.

Embora esteja mais leve, o protótipo ampliou a largura interna da cabine graças a uma arquitetura cujo ponto mais largo está no centro do veículo, na medida em que sua estrutura afunila em direção à traseira e à dianteira.

A nova arquitetura favoreceu o centro de gravidade do veículo e reduziu o arrasto aerodinâmico geral em cerca de 15%. “O aspecto aerodinâmico não deve ser subestimado no rali do deserto”, prossegue Löffler.

A velocidade máxima limitada a 170 km/h segue inalterada. Porém, o fluxo de ar aprimorado tem uma grande vantagem.

“Ele reduz ainda mais os requisitos de energia do carro movido a eletricidade”, aponta Löffler. “Implementamos os cálculos aerodinâmicos inteiramente usando dinâmica de fluidos computacional (CFD, na sigla em ingês).”

Essas simulações de computador substituem o trabalho demorado no túnel de vento e ainda fornecem resultados altamente precisos.

Novo Audi RS Q e-tron E2 (Foto: Divulgação)

Gestão de energia otimizada

A transmissão elétrica do Audi RS Q e-tron E2 é formada por um conversor de energia composto por um motor de combustão interna e um gerador, assim como uma bateria de alta tensão e os dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro.

A gestão de energia desempenha um papel central nesse tipo de modelo, e o sistema de controle eletrônico do propulsor elétrico demonstrou todo o seu potencial já nas primeiras provas de rally. Os desafios, no entanto, surgiram nas situações mais extremas.

No Rally Dakar, por exemplo, a Audi registrou potência excedente em situações nas quais as rodas faziam menos contato com o solo ao pular ou em terrenos irregulares, o que está sujeito a sanções esportivas pelo regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

“Poderíamos ter facilitado para nós mesmos e definir nosso limite vários quilowatts mais baixo, mas isso significaria desvantagens de desempenho. Em vez disso, ajustamos os controladores de energia”, esclarece Florian Semlinger, engenheiro de desenvolvimento de software embarcado, aplicação e bancada de testes.

Os chamados “consumidores auxiliares”, como a bomba de refrigeração do ar-condicionado e os ventiladores, por exemplo, também se beneficiaram desse controle otimizado de energia.

O sistema de ar-condicionado, por exemplo, funciona de forma tão agressiva que pode literalmente congelar o líquido de arrefecimento se funcionando constantemente na potência máxima.

No futuro, o sistema funcionará de modo intermitente, gerando economia de energia ao mesmo tempo em que equilibra melhor a flutuação das temperaturas internas, mesmo em períodos mais longos.

Novo cockpit do Audi RS Q e-tron E2

Do modelo anterior restaram apenas as posições do console central e do painel de controle. O restante é completamente novo.

As equipes agora conseguem trabalhar com muito mais facilidade após um acidente que envolva um pneu furado, por exemplo. Componentes de carroceria simples, planos e facilmente removíveis substituem as capas volumosas anteriores usadas para as rodas reservas.

As novas rodas de dez raios do parceiro Rotiform são muito mais fáceis de manusear, oferecendo melhor empunhadura para que motoristas e co-pilotos possam agarrá-los com mais facilidade e concluir a mudança com mais agilidade e segurança.

Entre os dias 1º e 6 de outubro, a nova tecnologia será colocada a prova pela primeira vez em uma competição no Rally do Marrocos. Todas as três duplas de pilotos da Audi disputarão o rali do deserto que começa e termina em Agadir, no sudoeste do país africano.

Novo Audi RS Q e-tron E2 (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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