Novo Audi Q7 chega ao Brasil
Utilitário esportivo permium está à venda no País por R$ 399.990
A Audi traz para o Brasil a nova geração Q7, modelo top de linha de sua gama de utilitários esportivos. Disponível em versão única, a Ambition, ele está menor exteriormente e, ao mesmo tempo, ganhou espaço interno. O veículo tem preço sugerido de R$ 399.990 e pode ser adquirido nas configurações de cinco e sete lugares.
Se comparado ao seu antecessor, o SUV ficou 325 kg mais leve. Equipado com tração integral permanente quattro, associada à transmissão automática Tiptronic de oito marchas e ao novo motor V6 3.0 TFSI, com compressor e injeção direta de combustível, o veículo alemão alcança 100 km/h em 6,1 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h.
Junto a tudo isso, o Q7 oferece o Audi Virtual Cockpit, com tela de 12,3 polegadas. Segundo a montadora ele exibe imagens superdetalhadas e extremamente nítidas. O motorista pode optar entre duas interfaces diferentes. No modo “Infotainment” uma janela central domina a vista, abrindo espaço para o mapa de navegação ou para as listas de contatos do telefone, estações de rádio ou áudio. O conta-giros e o velocímetro são apresentados como mostradores redondos pequenos à esquerda e à direita. Na configuração clássica, a janela central é menor e os instrumentos aparecem na forma de grandes mostradores analógicos.
A Audi também equipou o SUV com um head-up display, que projeta informações e números importantes em um campo de 200 mm x 80 mm no para-brisa. A tela TFT retroiluminada por um LED branco gera a imagem colorida, e dois espelhos a ampliam e redirecionam. A informação parece flutuar em uma janela a aproximadamente 2,1 m à frente do para-brisa. O motorista pode escolher quais informações devem aparecer no display. Também é possível ajustar a altura e o brilho da imagem.
Exterior
Com 5,05 metros de comprimento, 2,99 m de distância entre-eixos, 1,97 m de largura e 1,74 m de altura, a nova geração do SUV da Audi está 37 milímetros mais curta e 15 mm mais estreita. A grade Singleframe e as brilhantes barras transversais com aparência de alumínio estão mais largas e baixas do que no modelo anterior. Seu volume tridimensional é o elemento central da dianteira.
Os faróis so ligados intimamente à grade, e sua concepção escultural da a impressão de profundidade. Eles são emoldurados em cima pelo capô, enquanto as bordas inferiores ficam no mesmo nível da segunda lâmina da grade. Unidades Xenon plus são de série.
Com os faróis opcionais de LED, as luzes de condução diurna formam uma dupla flecha condutora luminosa juntamente aos indicadores de direção – uma nova e diferenciada assinatura na família Audi. Com os faróis LED, a Audi oferece lanternas direcionais traseiras dinâmicas, que traz segmentos individuais que se acendem em rápida sucessão, de dentro para fora.
Na traseira, a tampa envolve as colunas D, um detalhe típico dos modelos Q da Audi. Toda a traseira é dominada por linhas horizontais, e as grandes lanternas de LEDs replicam o tema dos faróis – ativadas quando a ignição é ligada, elas também criam uma dupla seta. A luz de freio fica em duas câmaras superiores.
Interior
Apesar de o Q7 ser ligeiramente mais compacto, na parte interna ele supera as dimensões de seu antecessor. Em termos de espaço para joelhos, ombros e cabeça, ganhou 41 mm a mais na fileira da frente.
O painel de instrumentos é esguio. Sua dianteira, caracterizada à frente do passageiro por uma abertura de ventilação em faixa, não é ligada ao console central – uma solução que dá ao interior uma aparência mais leve. O console é inclinado como um painel de controle, com a alavanca do câmbio Tiptronic e o comando do MMI all-in-touch à esquerda e o controle de volume do sistema de som e porta-copos à direita.
O sistema de bancos Q7 foi totalmente reprojetado. Comparado ao modelo anterior, é quase 19 kg mais leve. Forrados com couro, os bancos ainda contam com apoios de cabeça que podem ser ajustados não apenas verticalmente, mas também na horizontal. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, com memória para o do motorista.
Itens de série
O SUV alemão traz de fábrica fixação Isofix para cadeirinhas infantis – até seis cadeiras para crianças podem ser instaladas, inclusive no banco do passageiro da frente -; ar-condicionado deluxe com quatro zonas, com os mostradores de temperatura incorporados aos controles rotativos; monitor MMI para o motorista e o passageiro da frente, que se estende eletricamente toda vez que o sistema é iniciado; sistema de som da Bose 3D, com som tridimensional; assistente de atenção, que analisa o comportamento do motorista e emite um alerta quando houver indicação de que ele esteja perdendo a concentração; Hold assist (assistente de parada); limitador de velocidade ajustável, e sistema de estacionamento traseiro, entre outros.
A tampa do porta-malas, com capacidade para 295 litros (sete lugare) ou 890 litros (cinco lugares), tem acionamento elétrico e controle por gestos. Ganchos para bagagem, pontos de amarração, cobertura para o compartimento de bagagem e uma rede divisória são equipamento de série.
Motorização
Sob o capô, o modelo é equipado com o motor 3.0 TFSI de 333 cavalos de potência e 44,86 kgfm de torque. Agora, 28% mais econômico, o modelo passa a contar com o sistema start-stop, que desliga o propulsor antecipadamente antes que o sinal vermelho feche, por exemplo.
O A7 ainda carrega outras tecnologias, como embreagem eletromagnética, que corta o compressor em cargas de até 25.49 kgfm e rotação do motor de até 4.000 rpm. Dependendo da solicitação, uma injeção mista para redução de partículas com tecnologia FSI acontece diretamente nas câmaras de combustão e indiretamente no coletor de entrada. Os comandos de válvulas de admissão e exaustão podem ser ajustados para 50 ou 40 graus. O atrito é reduzido na corrente de transmissão, nos anéis de pistões e nos comandos de válvulas. O radiador de óleo, bomba d’água e virabrequim também foram aperfeiçoados.