Novo Audi Q3 Sportback chega com o maior porta-malas da categoria

Novo Audi Q3 Sportback é lançado
Novo Audi Q3 Sportback é lançado (Foto: Divulgação)

A Audi do Brasil anunciou na última quinta-feira (26) o início das vendas do novo Q3 com motorização 2.0 TFSI no país. O modelo já está disponível a pronta entrega nas concessionárias da marca em duas opções de carroceria, SUV e Sportback, veja.

Novo Audi Q3 Sportback é lançado
Novo Audi Q3 Sportback é lançado (Foto: Divulgação)

Novo Audi Q3 Sportback tem preço inicial de R$ 315.990

A Audi acaba de anunciar as vendas do novo Q3. O modelo será vendido no mercado nacional em duas carrocerias, a de SUV e a Sportback.

De acordo com a marca, os modelos inicialmente serão importados da Hungria. A partir do segundo semestre, a produção será realizada localmente na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

VEJA TAMBÉM

Combinando forma e funcionalidade, o modelo será o primeiro da montadora produzido no Brasil com a inédita tração quattro e a transmissão tiptronic de oito velocidades, além de oferecer o maior porta-malas da categoria.

No caso da configuração Sportback, ele está disponível em duas versões: Performance quattro e Performance Black quattro, os preços se iniciam em R$ 315.990,00.

Design mantém a identidade da família Q

Com linhas fluidas e atléticas, o novo Audi Q3 Sportback 2.0 TFSI possui ombros pronunciados, vincos afunilados e um conjunto óptico invocado, que conferem um visual único e marcante.

Na dianteira, a imponente grade Singleframe octogonal, com interior em colmeia e moldura cromada – preta na versão Performance Black, segue a linguagem estética da família Q.

As amplas entradas de ar trapezoidais, conectadas por uma lâmina horizontal no para-choques, potencializam a sensação de esportividade.

Já os faróis Full-LED, com design plano e retilíneo, integra as luzes diurnas dinâmicas.

Na lateral, o caimento do teto levemente inclinado e a linha de cintura transmitem a sensação de que o veículo é mais comprido até mesmo que o seu irmão Q3 SUV, diferença de 16 mm.

Os vincos marcantes na parte inferior das portas reforçam o caráter atlético do SUV Cupê.

Interior agrega visual esportivo

O design esportivo da carroceria aparece também na cabine, revestida por materiais nobres e com alto nível de isolamento acústico. As linhas horizontais acentuadas aumentam a sensação de espaço interno, enquanto os materiais resistentes que revestem potencializam a robustez do SUV Cupê.

O painel de instrumentos é dividido em duas partes: superior, que acomoda as saídas de ar-condicionado; e inferior, que integra os comandos de entretenimento, climatização, conectividade e demais operações do veículo.

A ergonomia é reforçada pelo painel central inclinado em 10 graus ao motorista, otimizando a experiência ao volante.

No painel de controle, a central multimídia MMI com tela de 8,8” sensível ao toque e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é incorporada de forma quase imperceptível por um elegante painel de vidro em preto brilhante.

Já o Audi Virtual Cockpit é composto por uma tela de instrumentos de TFT totalmente digital com 10,25” e mostra as informações mais importantes do veículo através de imagens e gráficos em alta resolução.

Novo Audi Q3 Sportback é lançado
Design exibe a esportividade do modelo (Foto: Divulgação)

Entre os itens de conforto e conveniência, estão disponíveis ar condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, diferentes modos de condução e abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função hands-free

Novo Audi Q3 Sportback tem bom nível de espaço interno

Compacto por fora e com amplo espaço interno graças à moderna plataforma MQB A2, o modelo possui excelentes ângulos de entrada e saída para maior conforto de rodagem em trechos urbanos e fora de estrada.

Dentro do cockpit, o novo Q3 Sportback é um dos modelos mais confortáveis do segmento e oferece um espaço adequado para cinco ocupantes.

Na dianteira, os assentos esportivos possuem ajustes elétricos e posição levemente elevada.

O porta-malas possui fácil acesso e acomoda 530 litros, o maior volume da categoria, podendo ser ampliado para 1.400 litros com os bancos rebaixados.

Modelo gera experiência de condução divertida

Em relação a motorização , o novo Audi Q3 Sportback é equipado com o motor 2.0 TSFI à gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, que desenvolve 231cv de potência e 340 Nm de torque.

Ele atua em conjunto com a inédita transmissão tiptronic de oito velocidades, que por sua vez, proporciona trocas de marchas mais ágeis e precisas.

O conjunto gera aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.

O Audi Q3 Sportback oferece diversão ao volante em diferentes tipos de terrenos graças à direção progressiva, suspensão esportiva e tração nas quatro rodas.

Já o Audi Drive Select realiza uma série de ajustes no motor, transmissão e direção para proporcionar diferentes tipos de condução ao condutor, que pode escolher entre seis modos: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road.

Audi Q3 Sportback é 5 estrelas no EuroNCAP

Com nota máxima no EuroNCAP, um dos mais rigorosos testes de segurança em automóveis do mundo, o novo Q3 Sportback oferece diversos itens de segurança aos ocupantes, como assistente de partida em rampa; câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros que auxiliam em manobras.

Há ainda o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função Stop&Go, e o sistema de Aviso de Saída de Faixas, oferecidos no Pacote Advanced, como opcional, para a versão Performance Black.

Veículo retornará a ter produção nacional

O Audi Q3 foi produzido de 2016 a 2018 em São José dos Pinhais (PR). Após um hiato de pouco mais de um ano, entre fim de 2020 e meados de 2022, a Audi voltará a montar dois modelos na fábrica do Paraná: os novos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019.

O novo Audi Q3 Sportback começa a ser vendo inicialmente importado da fábrica da Audi em Györ, e posteriormente será produzido na planta de São José dos Pinhais (PR).

Novo Audi Q3 Sportback é lançado
Modelo retornará a ter produção local (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar