Renovado e mais conectado, novo Audi A3 Sedan é revelado

A nova geração do Audi A3 Sedan foi apresentada oficialmente pela marca. O três volumes, que completa a família do modelo, cresceu em dimensões

A nova geração do Audi A3 Sedan foi apresentada oficialmente pela marca. O três volumes, que completa a família do modelo, cresceu em dimensões, recebeu mais equipamentos de conectividade e tecnologia, além de ter recebido um novo design. Segundo a marca, a previsão de lançamento é para meados de julho na Europa. Ainda não há data para o modelo chegar ao Brasil.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Novo Audi A3 Sedan: detalhes

Em relação ao antecessor, o sedã cresceu 4 cm no comprimento (4,5 m), 2 cm na largura (1,82 m) e 1 cm na altura (1,43 m). O entre-eixos, de 2,63 m, e o porta-malas, que tem capacidade de 425 litros, mantiveram as mesmas medidas da geração passada.

Por dentro, o A3 Sedan passa a contar com o sistema multimídia MIB 3, que oferece até conexão Wi-Fi para smartphones. A central multimídia tem 10,25 polegadas. Já o painel de instrumentos digital passa a ter 12,3 polegadas, e oferece a possibilidade de customização das informações exibidas. O condutor pode ter os tradicionais medidores de rotação e velocidade associados a mapas, dados sobre o consumo ou informações sobre o sistema de áudio.

LEIA MAIS: Ford Mustang é o esportivo mais vendido do mundo; veja a evolução do modelo

Volkswagen anuncia acordo de flexibilização trabalhista com sindicatos

A tecnologia também auxilia a segurança do modelo. Ele pode ser equipado com o Audi pre sense, sistema frontal que tenta evitar ou reduzir acidentes. Há também o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), e o alerta de tráfego cruzado.

Motorização

Sob o capô, o A3 Sedan tem à disposição dois motores a gasolina (duas variações do 1,5L TFSI) e um a diesel (2,0L TDI) – ao menos no continente europeu. O propulsor 1,5L TFSI a gasolina rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, e pode ser associado ao câmbio manual de seis marchas ou o automatizado de dupla embreagem de sete velocidades. Neste segundo caso, o conjunto mecânico tem o auxílio de um sistema híbrido leve de 48 V. Ele gera até 5,1 kgfm a mais de torque e pode fazer com que o modelo acelere, em algumas situações, sem utilizar o propulsor a combustão.

Já o motor 2,0L TDI a diesel também rende os 150 cv, mas com 36,7 kgfm de torque máximo. Nesta configuração, ele sempre é associado ao câmbio automatizado de sete marchas.

Hatch

A nova geração da carroceria hatch do A3 foi apresentada pela marca no fim de março. Assim como o sedã, ele também cresceu em relação ao anterior, ficando com 4,34 metros de comprimento (3 cm a mais) e 1,82 cm de largura (2 cm a mais). A altura, de 1,43 metros, e o entre-eixos, de 2,64 metros, seguem iguais aos da geração passada.

Os dois modelos compartilham quase todos os motores. A única diferença é que o hatch tem mais uma opção do motor 2,0L diesel, com 116 cv e 30,6 kgfm de torque máximo. Ambos contam também com os mesmo equipamentos de segurança e entretenimento.

Na galeria, confira as imagens das duas versões.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile