Primo do Polo, novo Audi A1 fica mais moderno em nova geração

Compartilhando plataforma com o VW Polo, o novo Audi A1 foi lançado. Menor modelo da marca de Ingolstadt, ele está maior na nova geração.

Compartilhando plataforma com o VW Polo, o novo Audi A1 foi lançado. Menor modelo da marca de Ingolstadt, ele está maior na nova geração e ganhou linhas mais agressivas. Embora siga o mesmo conceito dos demais carros da marca alemã, seu design ficou um pouco mais esportivo, assim como no novo Q8.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Ao contrário de seu rival, o MINI Cooper, o A1 deixou de oferecer a opção de duas portas. Por outro lado, a motorização é bastante diversificada na Europa. O menor motor é um 1,0l de 95 cv. Para quem deseja mais potência, há o 1,5l de 150 cv, que também é utilizado no Golf do velho continente. A terceira possibilidade é o 2,0l de 200 cv.

LEIA MAIS: Nova Autolatina? Volkswagen e Ford estudam aliança global

Após 20 anos, Suzuki Jimny ganha nova geração sem abrir mão de seu espírito off-road

Ao todo são três opções de transmissão. O manual tem seis marchas, mas também existe um automatizado de dupla embreagem com esse número de velocidades. O outro automatizado ganha uma marchas, com sete no total.

Tecnologia Audi A1

A nova geração ficou mais comprida, com mais 56 milímetros. Com isso, ele chegou aos 4,03 m de comprimento, mas conservou os 1,74 m de largura. A altura é de 1,43 m. O entre-eixos também aumentou para 2,56 m – 11 cm a mais em relação ao modelo anterior. O uso da plataforma modular MQB A0 é a grande responsável pelo aumento nas dimensões, já que são equivalentes as do Polo.

Outra evolução foi no interior. Com estilo cockpit e voltado para o motorista, o painel está mais moderno. Agora o Audi A1 pode ter o painel de instrumentos digital, além de um novo sistema multimídia com cerca de 10 polegadas. Para facilitar as manobras, a câmera de ré também passou a ser oferecida no hatch, assim como o sensor de estacionamento.

Segurança

A tecnologia também foi utilizada para os novos sistemas de segurança. O novo modelo conta com aviso de saída de faixa, que ajuda o motorista a manter o carro na pista a partir dos 65 km/h. Outra novidade é o Audi Pre sense dianteiro. O sensor de radar reconhece situações críticas envolvendo outros veículos, pedestres atravessando ou ciclistas à frente do veículo. O sistema então dá um sinal acústico e visual para avisar o motorista.

Já o assistente de velocidade adaptativa, que também tem um radar como base, mantém a distância desejada do veículo à frente.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA