Novo Astra Sports Tourer chega com plataforma modular EMP2

Mais uma perua foi apresentada no continente europeu. A Opel lançou oficialmente o novo Astra Sports Tourer. Ela usa plataforma modular EMP2.

Ao contrário do Brasil, o mercado de peruas (station-wagons ou carrinhas) da Europa sempre esteve aquecido. E mais um modelo deste tipo foi apresentado por lá. A Opel lançou oficialmente o novo Astra Sports Tourer. A nova geração da versão familiar do Astra chegou completamente diferente. A começar pelo fato de ser construída pela plataforma EMP2. Sem falar que traz um ar mais esportivo e novas tecnologias.

Este é mais um lançamento bastante esperado na Europa. Isso porque sua chegada já tinha sido confirmada quando o novo Opel Astra foi lançado, em setembro. A expectativa é que o Astra Sports Tourer também feita na cidade de Rüsselsheim, na Alemanha. Esta também é conhecida como a casa do Astra. A marca não divulgou quando será vendida e os preços.

Opel Astra Sports Tourer e Opel Astra (Foto: Divulgação/Opel)

Novo Astra Sports Tourer chega com plataforma modular EMP2 e versões híbridas Plug-In

A configuração perua sempre teve presente na linha do Astra. Sendo que a primeira geração deste carro familiar foi vendida no Brasil entre 1994 e 1996. Agora, ela chega mais moderna, com visual bastante esportivo e, provavelmente, sem chances de vir ao Brasil (infelizmente). No Velho Continente, tentará brigar de igual para igual com suas principais concorrentes, como a VW Golf Variant e a Peugeot 308 SW.

Opel Astra Sports Tourer (Foto: Divulgação/Opel)

Opel Astra Sports Tourer (Foto: Divulgação/Opel)

Diga-se de passagem, uma das novidades do novo carro da Opel tem muito a ver com o carro francês. O novo Astra Sports Tourer será produzida sobre a plataforma EMP2. Esta também foi usada no Opel Astra. Sem falar do Peugeot 508 e do Citroën C5 Aircross. No entanto, o carro da marca da Alemanha tem dimensões maiores. Ele mede 4.642 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.480 mm de altura.

Seu estilo adotou um ar mais esportivo e chama bastante a atenção. Enquanto isso, a dianteira traz um conceito já presente no Astra hatch e no SUV Mokka: o Opel Vizor. Isso deixa o Opel Astra Sports Tourer mais alinhado a gama da marca. Nesta região, podemos destacar a grade frontal e o capô com vinco acentuado. Já o conjunto óptico traz os faróis com tecnologia Intelli-Lux LED.

Opel Astra Sports Tourer (Foto: Divulgação/Opel)

Esta tecnologia é bem interessante por contar com 168 elementods de LED. Sem falar que as luzes de condução diurna com formato de asa. Enquanto isso, as lanternas traseiras invadem a tampa do porta-malas. Você pode notar que o teto também pode ser de uma caro diferente da carroceria. Por dentro, o carro possui um espaço agradável para os passageiros. O entre-eixos mede 2.732 mm e o porta-malas tem espaço para 608 litros.

Painel futurístico

Opel Astra Sports Tourer (Foto: Divulgação/Opel)

Um detalhe que chamou bastante a atenção na época do lançamento do Astra hatch e chama atenção agora é o design do painel. Ele segue o conceito Pure Panel. Ou seja, ela traz duas telas de 10 polegadas. A da esquerda é o painel de instrumentos digital. A da direita, a central multimídia. Esta vem equipada com Android Auto e Apple CarPlay. Ah, você não precisa de cabos para fazer a conexão.

Ela também pode ser útil na hora de estacionar. O motorista pode conferir as imagens da câmera 360º. Já o revestimento e as tecnologias dos assentos variam de acordo com as escolhas do cliente. Eles podem ser revestidos em couro e ter ventilação. O novo Astra Sports Tourer pode trazer ainda Head-up Display e o Intell-Drive 2.0.

Motorização

Opel Astra Sports Tourer (Foto: Divulgação/Opel)

O novo Astra Sports Tourer traz uma vasta opções de motorização. A grande novidades são os conjuntos híbridos Plug-In. Esta é a primeira vez que o carro vem equipado com este tipo de tecnologia. As opções disponíveis podem gerar uma potência de 180 cv ou 205 cv. Mas os clientes poderão escolher versões à combustão também.

Movido à gasolina, o motor 1.2 Turbo pode gerar 110 cv ou 130 cv. Enquanto isso, o modelo à diesel traz um motor 1.5 Turbodiesel, que produz 130 cv. As transmissões podem ser tanto uma manual de seis marchas quanto uma automática de oito marchas.  Vale lembrar que o carro será vendido no Reino Unido pela Vauxhall.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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