Novo Astra é lançado com jeito de Peugeot e versão híbrida

Depois de vários testes e teasers, a Opel finalmente anunciou o lançamento do novo Astra. O hatch usa a mesma plataforma do Peugeot 308 atual.

Ele chegou! Depois de vários testes e teasers, a Opel finalmente anunciou o lançamento do novo Astra. O hatch chega ao mercado usando a mesma plataforma do Peugeot 308 atual. Para sua sexta geração do veículo, a marca trouxe algumas novidades tecnológicas. Sem falar que agora ele terá uma versão híbrida.

Novo Astra é lançado com jeito de Peugeot e versão híbrida

Mesmo com as vendas previstas para 2022, o carro chega em um momento importante na categoria (pelo menos na Europa). Recentemente, seu principal concorrente, o VW Golf, chegou a oitava geração. Além disso, o novo Opel Astra irá brigar com um seu primo. É que ele será produzido sobre a plataforma EMP2, que é a mesma usada para a nova geração do Peugeot 308.

Essa será a sua sexta geração. O Astra surgiu para o mundo nos anos 90 e é um dos veículos mais vendidos da marca. Aqui no Brasil, ele foi vendido por um bom tempo. Porém, já faz algum tempo que ele é exclusivo do mercado europeu. Por lá, ele terá ainda uma versão perua (Sports Tourer). Porém, já foi vendido nas configurações sedã e cabrio.

Foto: Divulgação/Opel

 

Fabricado na cidade de Rüsselsheim, o novo Opel Astra apresenta um novo conceito de design. O nome dela é Opel Vizor e já foi usada no SUV Mokka. Não é a toa que tanto o desenho da grade dianteira quanto o design dos faróis (luzes de condução diurna com formato de asa) são semelhantes ao utilitário. Falando no conjunto ótico, ele vem com a tecnologia Inteli-Lux LED. Na traseira, destaque para a inscrição “Astra” na tampa do porta-malas.

Foto: Divulgação/Opel

Já suas linhas ficaram mais retilineas, comparado ao modelo anterior. Agora ele mede:

Comprimento: 4.374 mm

Largura: 1.860 mm

Tecnologia e Segurança

Foto: Divulgação/Opel

Por dentro, os ocupantes do novo Opel Astra podem se sentir bastante confortáveis. Quem mostra isso é o entre-eixos de 2.675 mm. Falando em conforto, o carro poderá ser adiquirido com bancos em Alcântara. Um dos grandes destaques do interior é o conceito Pure Panel aplicado ao painel. Duas telas de 10 polegadas se destacam na vista do local. A que está abaixo do volante é para o painei de instrumentos. Já a outra, mais ao centro, é a central multimídia.

Dentre todas as funções dela , destaque para o emparelhamento sem fio (Android Auto e Apple CarPlay) e para o sistema de comandos de voz. Algumas versões podem trazer o Head-up Display.

Foto: Divulgação/Opel

Na hora de estacionar, o motorista pode contar com alguns sistemas. Destaque para as luzes de LED Matrix, função Stop&Go, assistente de ponto cego, a câmera de ré com visão em 360º e o piloto automático.

De acordo com a montadora, os interessados poderão reservar seus exemplares em setembro. Já a venda direta começará apenas em 2022.

Motorização e sistema híbrido

Foto: Divulgação/Opel

A linha de motores também é um dos atributos do novo Opel Astra. Agora, as versões movidas à combustão do veículo contarão com dois motores (1.2 turbo gasolina e 1.5 turbo diesel) que podem váriar entre 110 cv e 130 cv de potencia. Elas terão também duas opções de transmissão (manual de seis velocidades e automática de sete velocidades).

Por fim, um dos principais atributos do modelo. Algumas versões irão contar com um inédito sistema Plug-In Hybrid. Seu motor poderá atingir 225 cv de potência (um motor a combustão de 150/180 cv e um motor elétrico colocado no eixo dianteiro de 110 cv).

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile