Novembro com temporal! 9 dicas que te ajudarão a dirigir com segurança

Em alguns lugres está enfrentando ondas de calor, outros com chuvas recorrentes. Veja como dirigir com segurança na chuva.

Como dirigir com segurança na chuva? Enquanto em alguns lugares está um calor de mais de 40 graus, outros sofrem com as chuvas de novembro. 

Curitiba (PR) é uma das cidades que podem ficar embaixo d’água, pois de acordo com Simepar, outubro registrou o maior índice pluviométrico dos últimos 26 anos com 393,8 milímetros de chuva. E segundo o Guns and Roses, o november é rain, portanto é hora de se preparar. 

Veja como dirigir com segurança na chuva – Foto: Freepik

Como dirigir com segurança no período chuvoso

De acordo com o instrutor de direção e especialista em mobilidade urbana do V1, Alexsandro Laures, o maior desafio é atravessar trechos alagados. Isso porque há maiores riscos de acidentes, assim como danos ao veículos (alguns irreversíveis). 

Veja as dicas de Alexsandro:

1 – Planeje a sua rota:

Analise cuidadosamente o trecho a ser percorrido antes de iniciar a viagem. 

O ponto-chave aqui é evitar que a água ultrapasse o centro da roda. Caso isso ocorra, a sugestão é buscar uma rota alternativa ou estacionar o carro em um local mais alto e seguro e aguardar, pois há o risco de aquaplanagem. 

2 – Esteja atento ao percurso:

Atente-se aos veículos ao redor e a possíveis obstáculos ou buracos. 

3 – Aquaplanagem

Retire o pé do acelerador sem pisar no freio e sem movimentar o volante até que os pneus voltem a ter contato com o solo.

4 – Mantenha uma distância maior do carro à frente:

Ao transitar por trechos com alagamento, o ideal é manter uma distância mais segura, assim é possível evitar acidentes e permitir mais tempo e espaço para manobras em situações de emergência. 

5 – Mantenha a marcha reduzida:

Ao dirigir em áreas alagadas, mantenha a marcha reduzida com aceleração constante e velocidade moderada. 

6 – Não troque de marcha:

Evite acionar a embreagem ou mudar as marchas durante o percurso. 

7 – Mantenha os faróis baixos ligados:

Com os faróis ligados, você facilita a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres, dessa forma é possível reduzir acidentes. 

8 – Nunca ligue o pisca-alerta:

Não ligue o pisca alerta, pois essa ação pode confundir outros motoristas. Eles podem achar que o veículo está parado, aumentando o risco de colisões. 

9 – Agende uma revisão

Essa é uma dica importante, visto que nem sempre é fácil identificar danos. 

Após um alagamento, agende uma visita com o mecânico – Foto: Freepik

Alexsandro enfatiza que após enfrentar uma tempestade ou alagamento, é importante agendar uma revisão do veículo, assim é possível garantir que os componentes eletrônicos não tenham sido danificados ou oxidados.

No mais, mantenha em mente que segurança deve estar em primeiro lugar.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile