Novela Nissan: Fábrica fecha no México e unidade no Brasil comemora 700 mil carros produzidos

Nissan fecha fábricas no México em reestruturação global, enquanto a unidade de Resende, Brasil, celebra a produção de 700 mil carros. Entenda o contraste nas operações da montadora.

Em um cenário de profunda reestruturação global, a Nissan Motor Co. vive um paradoxo em suas operações na América: enquanto planeja reduzir drasticamente sua presença industrial no México, a fábrica de Resende, no Brasil, celebra um marco histórico de produção, consolidando sua importância estratégica para a montadora japonesa.

Fábrica da Nissan prestes a fechar no México

Diante de uma queda global de quase 40% nas vendas desde o período pré-pandemia e enfrentando a maior perda financeira em um quarto de século, a Nissan tem implementado um plano de retração que prevê o fechamento de sete de suas fábricas de montagem e um corte de quase 30% na capacidade produtiva até o ano fiscal de 2027, visando uma produção de 2,5 milhões de veículos.

Locais no Japão, Índia e Argentina já foram confirmados para fechamento, e unidades na Tailândia e África do Sul também são esperadas para serem desativadas.


No México, a reestruturação da Nissan impactará duas unidades importantes. A mais significativa é o encerramento da produção na planta de Civac, no centro-sul do país, prevista para ocorrer até março de 2027, que marca o fim do ano fiscal japonês. Com quase 60 anos de história, Civac foi a primeira operação de manufatura da Nissan fora do Japão, responsável pela produção das picapes Navara e Frontier para a América Latina. 

Nissan fecha fábrica no México - Foto: Divulgação
Nissan fecha fábrica no México – Foto: Divulgação

Além de Civac, a Nissan também encerrará sua participação na joint venture COMPAS, um complexo de 2,37 milhões de pés quadrados (cerca de 220 mil m²) em Aguascalientes, que compartilha com a Mercedes-Benz. A produção de dois crossovers Infiniti na COMPAS será interrompida no final de 2025, enquanto a Mercedes parará a produção de seu crossover GLB no primeiro trimestre do próximo ano, culminando na dissolução da parceria no início de 2026.

Resende em Festa: 700 mil veículos produzidos no Brasil

Em contraste com as notícias do México, a Nissan do Brasil tem motivos de sobra para celebrar. Inaugurado em abril de 2014, o complexo industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, acaba de atingir a impressionante marca de 700 mil veículos produzidos.

O modelo que selou esse feito histórico foi uma unidade da nova geração do SUV compacto Kicks, na configuração Sense e na cor Branco Diamond, um dos grandes sucessos da marca no país.

Nissan Resende - RJ - Foto: Divulgação
Nissan Resende – RJ – Foto: Divulgação

A planta de Resende tem sido um pilar fundamental para a Nissan no Brasil, fabricando diversos modelos da marca ao longo dos anos, incluindo o March, o sedã Versa de primeira geração e a primeira geração do próprio Kicks, lançada em 2017. 

Nissan Kicks, aliás, é o carro mais vendido da história da Nissan no Brasil, com mais de 419 mil unidades produzidas localmente. A fábrica também montou, por um curto período entre agosto e setembro de 2020, o sedã V-Drive (antigo Versa rebatizado), que conviveu com a nova geração do Versa, esta importada do México.

O que você achou dessa dualidade na estratégia da Nissan? Deixe seu comentário e compartilhe sua visão sobre o futuro da montadora!

Leia também: Veja o motivo da Nissan fechar sua principal fábrica e cortar 22 mil empregos

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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