Nova VW Amarok com base da Nova Ford Ranger? Entenda

Em julho, a Volkswagen apresentou a nova VW Amarok que será produzida em conjunto com a Ford Ranger. Veja o que muda.

Em julho último, a Volkswagen apresentou a nova geração de sua picape Amarok que, surpreendentemente, será produzida na África do Sul em conjunto com uma de suas principais concorrentes: a Ford Ranger.

Sem previsão de vir para o Brasil, a Nova picape Amarok será vendida apenas nos Estados Unidos, Europa, Ásia e em outros países ao redor do mundo. Por enquanto, nada de América do Sul.

Nova VW Amarok será porte maior do que o da versão atual

Nova VW Amarok tem o mesmo porte da Ford Ranger (Foto: Divulgação/VW)

A nova geração da Amarok tem raízes norte-americanas, já que sua base é a mesma da Ford Ranger, graças uma parceria entre a fabricante dos EUA e a montadora alemã. 

Apesar do porte de picapes médias, ambas terão propostas um pouco diferentes. A nova Ranger é continuará sendo a caminhonete tradicional que conhecemos, enquanto a proposta da Volkswagen é posicionar a nova Amarok como um modelo mais premium no mercado.

A picape da VW cresceu, sendo 10 cm maior que a versão atual, vendida por aqui – que tem 5.350 mm de comprimento. O entre-eixos de 3.270 mm aumentou em 17,5 cm, enquanto a largura passa a ser 1.910 mm e a altura 1.880 mm.

Além de ter a mesma base da Nova Ranger, a nova Amarok também herdou alguns artifícios visuais vistos na concorrente. A frente com barras na grade é similar à do SUV Taos e mistura ainda um desenho mais quadrado dos faróis, com o mesmo farol de neblina da picape da Ford.

A lateral carrega grandes caixas de rodas com formato quadrado, muito semelhante à versão atual vendida no Brasil. Dependendo da versão, as rodas podem ser de 17 polegadas (aço) ou 21 polegadas (liga leve).

O desenho do capô e do para-choque também chamam a atenção. Enquanto isso, o conjunto óptico traz faróis em LED. Nas versões PanAmericana, Aventura e Style, os faróis são IQ.Light (de matriz de LED).

Nova VW Amarok (Foto: Divulgação/VW)

O design da traseira inova ao trazer lanternas mais verticais e mais integradas à lateral do que a própria traseira, com luzes igualmente em LED. Para fortalecer a marca, o nome do modelo vem escrito em baixo relevo e com letras maiúsculas na tampa.

Interior e equipamentos de série

O interior da nova geração da VW Amarok apresenta itens de conveniência, detalhes refinados e alta tecnologia. Destaque para os vários compartimentos para objetos. O carro traz novos bancos, com o objetivo de proporcionar um maior conforto.

Dependendo da versão, o proprietário poderá encontrar detalhes em couro no volante, no câmbio, nos bolsos para smartphones e no painel. A nova Amarok conta com uma central multimídia, com tela sensível ao toque de 10 ou 12 polegadas, que está virada na vertical e traz uma adaptação do SYNC 4 – sistema que traz conexão com o Android Auto e o Apple CarPlay.

Nova VW Amarok (Foto: Divulgação/VW)

Já o painel de instrumentos pode ser de oito ou 12 polegadas. O veículo pode contar ainda, dependendo da versão, com bancos dianteiros aquecidos, ar-condicionado automático de duas zonas, banco do motorista com 10 ajustes elétricos, sistema Keyless Access, som Harmam Kardom e entre outros.

A VW afirma que a picape conta com mais de 30 sistemas de assistência ao condutor, sendo que mais de 20 são inéditas na linha Amarok – como o controle de cruzeiro adaptativo e o leitor de placas de trânsito.

Amarok: Conjunto mecânico

A nova geração da VW Amarok está disponível em opções variadas de motorização. O modelo vendido na África do Sul, por exemplo, vem com um motor 2.0 TDI de quatro cilindros, que produz 150 cv. Em outros mercados o propulsor é um 2.0 TDI de 170 cv.

Uma outra opção oferecida pela marca é o 2.0 TDI bi-turbo, que pode render até 209 cv. O modelo mais potente disponível é puxado por um motor 3.0 V6 TDI, que pode render até 250 cv de potência.

A transmissão varia conforme a versão, o motor e o mercado onde a nova VW Amarok será vendida:

Câmbio manual, de cinco ou seis marchas

Câmbio automático, de seis ou dez marchas

O carro virá de série com tração integral 4Motion em alguns mercados. Em alguns deles, é possível escolher entre dois estilos de tração 4Motion: tração integral permanente ou com modo 4×4.

Por fim, a capacidade de carga da nova VW Amarok é de 1.160 kg. Além disso, a picape pode rebocar até 3,5 toneladas.

Como foi dito no início, a nova VW Amarok não deve chegar tão cedo ao mercado sul-americano. Os planos da Volkswagen para a região é lançar em breve uma versão reestilizada da picape atualmente vendida por aqui.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile