Em julho último, a Volkswagen apresentou a nova geração de sua picape Amarok que, surpreendentemente, será produzida na África do Sul em conjunto com uma de suas principais concorrentes: a Ford Ranger.
Sem previsão de vir para o Brasil, a Nova picape Amarok será vendida apenas nos Estados Unidos, Europa, Ásia e em outros países ao redor do mundo. Por enquanto, nada de América do Sul.
Nova VW Amarok será porte maior do que o da versão atual
A nova geração da Amarok tem raízes norte-americanas, já que sua base é a mesma da Ford Ranger, graças uma parceria entre a fabricante dos EUA e a montadora alemã.
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Apesar do porte de picapes médias, ambas terão propostas um pouco diferentes. A nova Ranger é continuará sendo a caminhonete tradicional que conhecemos, enquanto a proposta da Volkswagen é posicionar a nova Amarok como um modelo mais premium no mercado.
A picape da VW cresceu, sendo 10 cm maior que a versão atual, vendida por aqui – que tem 5.350 mm de comprimento. O entre-eixos de 3.270 mm aumentou em 17,5 cm, enquanto a largura passa a ser 1.910 mm e a altura 1.880 mm.
Além de ter a mesma base da Nova Ranger, a nova Amarok também herdou alguns artifícios visuais vistos na concorrente. A frente com barras na grade é similar à do SUV Taos e mistura ainda um desenho mais quadrado dos faróis, com o mesmo farol de neblina da picape da Ford.
A lateral carrega grandes caixas de rodas com formato quadrado, muito semelhante à versão atual vendida no Brasil. Dependendo da versão, as rodas podem ser de 17 polegadas (aço) ou 21 polegadas (liga leve).
O desenho do capô e do para-choque também chamam a atenção. Enquanto isso, o conjunto óptico traz faróis em LED. Nas versões PanAmericana, Aventura e Style, os faróis são IQ.Light (de matriz de LED).
O design da traseira inova ao trazer lanternas mais verticais e mais integradas à lateral do que a própria traseira, com luzes igualmente em LED. Para fortalecer a marca, o nome do modelo vem escrito em baixo relevo e com letras maiúsculas na tampa.
Interior e equipamentos de série
O interior da nova geração da VW Amarok apresenta itens de conveniência, detalhes refinados e alta tecnologia. Destaque para os vários compartimentos para objetos. O carro traz novos bancos, com o objetivo de proporcionar um maior conforto.
Dependendo da versão, o proprietário poderá encontrar detalhes em couro no volante, no câmbio, nos bolsos para smartphones e no painel. A nova Amarok conta com uma central multimídia, com tela sensível ao toque de 10 ou 12 polegadas, que está virada na vertical e traz uma adaptação do SYNC 4 – sistema que traz conexão com o Android Auto e o Apple CarPlay.
Já o painel de instrumentos pode ser de oito ou 12 polegadas. O veículo pode contar ainda, dependendo da versão, com bancos dianteiros aquecidos, ar-condicionado automático de duas zonas, banco do motorista com 10 ajustes elétricos, sistema Keyless Access, som Harmam Kardom e entre outros.
A VW afirma que a picape conta com mais de 30 sistemas de assistência ao condutor, sendo que mais de 20 são inéditas na linha Amarok – como o controle de cruzeiro adaptativo e o leitor de placas de trânsito.
Amarok: Conjunto mecânico
A nova geração da VW Amarok está disponível em opções variadas de motorização. O modelo vendido na África do Sul, por exemplo, vem com um motor 2.0 TDI de quatro cilindros, que produz 150 cv. Em outros mercados o propulsor é um 2.0 TDI de 170 cv.
Uma outra opção oferecida pela marca é o 2.0 TDI bi-turbo, que pode render até 209 cv. O modelo mais potente disponível é puxado por um motor 3.0 V6 TDI, que pode render até 250 cv de potência.
A transmissão varia conforme a versão, o motor e o mercado onde a nova VW Amarok será vendida:
Câmbio manual, de cinco ou seis marchas
Câmbio automático, de seis ou dez marchas
O carro virá de série com tração integral 4Motion em alguns mercados. Em alguns deles, é possível escolher entre dois estilos de tração 4Motion: tração integral permanente ou com modo 4×4.
Por fim, a capacidade de carga da nova VW Amarok é de 1.160 kg. Além disso, a picape pode rebocar até 3,5 toneladas.
Como foi dito no início, a nova VW Amarok não deve chegar tão cedo ao mercado sul-americano. Os planos da Volkswagen para a região é lançar em breve uma versão reestilizada da picape atualmente vendida por aqui.