Nova Volkswagen Amarok 2023 tem data de estreia e novo motor V6
Foi anunciado que a nova Volkswagen Amarok 2023 será lançada no dia 7 de julho. O principal destaque desta picape será o motor V6.
A Amarok é a representante da VW na categoria das picapes médias. Ela foi lançada no começo da década passada e quase não passou por alterações. No entanto, isso finalmente irá acontecer. A montadora alemã anunciou que a nova geração será lançada no dia 7 de julho. Um destaque da nova Volkswagen Amarok 2023 será o motor V6.
Tudo sobre a nova Volkswagen Amarok 2023
O anúncio foi feito pela montadora alemã nesta terça-feira (17/05). Este modelo é bastante esperado por bastante gente. Esta picape finalmente ganhará a sua segunda geração. A primeira surgiu originalmente no ano de 2010. Sendo que chegou ao Brasil no mesmo ano. Agora, ela passará por mudanças importantes para se manter firme no mercado.
A chegada da nova Volkswagen Amarok 2023 já vem sendo especulada há bastante tempo. Os rumores ganhavam força a cada informação oficial divulgada pela montadora da Alemanha. Mas agora o lançamento do modelo já está agendado para o mês de julho. Para começar, é importante saber que a picape será produzida na África do Sul.
Não se sabe se um dia ela estará disponível no mercado brasileiro. O modelo vendido por aqui (fabricado na Argentina) deve passar por mudanças nos próximos anos. A segunda geração da Amarok usará como base a plataforma da nova Ford Ranger e irá medir 5.350 mm de comprimento, 1.910 mm de largura e 1.880 mm de altura.
Ou seja, terá um porte mais imponente. Ao todo serão oferecidas cinco versões diferentes (uma versão sem nome, Life, Style, Panamericana e Aventura). Seu provável visual já pôde ser visto em diferentes teasers. Aliás, alguns deles mostram os protótipos do carro. A dianteira, por exemplo, o carro contará com uma nova grade frontal.
Ela contará com barras na horizontal e detalhes cromados. Na primeira foto desta matéria, você pode perceber que a área cromada abaixo da grada forma um “X”. Tal detalhe disponível estará nas versões mais completas.
Seu para-choque também chama a atenção. Já o conjunto óptico traz faróis em LED estreitos e integrados (que podem ter tecnologia IQ.Light) e assinatura em LED no formato de “L”. Na lateral, será possível ver mais detalhes do carro.
Um bom exemplos são as rodas (entre 17 e 21 polegadas com pneus off-road). Enquanto isso, na traseira, as grandes novidades deverão ser as lanternas em LED e a inscrição “Amarok” na tampa do porta-malas. Claro, as versões mais aventureiras devem ganhar novos apliques e equipamentos para o visual.
Interior e conjunto mecânico
A atual geração da Amarok já se destaca por conta do interior moderno e confortável. E tais características devem ser mantidas nova Volkswagen Amarok 2023. Mas com algumas mudanças. O seu entre-eixos, por exemplo, passará a ser de 3.270 mm. Sua linha de equipamentos também deve ser aprimorada.
Espera-se que o carro venha com uma central multimídia virada na vertical. Ou seja, da mesma forma que já acontece na nova Ford Ranger. Ela poderá ser de 10,1 polegadas ou 12 polegadas.
O sistema multimídia usado pelo carro deverá ser o SYNC 4. Já o painel de instrumentos pode ser digital também. Destacam-se ainda o sistema de som Harmam Kardon e os assistentes de condução (mais de 30).
Conjunto mecânico
A motorização deste novo carro ainda é uma incógnita. Mas já se sabe que a gama contará com um motor a gasolina e quatro motores a diesel, com opções de quatro ou seis cilindros. Já a cilindrada será de 2.0 a 3.0 litros. E um dos motores deve ser um propulsor V6 Turbo movido a diesel.
Segundo a VW, a tração traseira será oferecida opcionalmente. Sem falar na variedade de modos de condução. Lembrando que este carro terá uma carga útil de 1,2 toneladas e uma capacidade de reboque de 3,5 toneladas. Mais detalhes devem ser revelados no dia de seu lançamento.
Com informações de VW/Guia do Carro
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.