Nova van da Fiat, Scudo chega com motor elétrico e a diesel

A Fiat apresentou nesta quinta-feira (23) a Scudo, sua nova van voltada ao segmento comercial. Equipada com diversos itens de conforto e segurança, o novo veículo chega para preencher um espaço de mercado entre os modelos Fiorino e Ducato, que estava vago desde que a montadora italiana decidiu aposentar a van Dobló. 

Pequenos e médios empreendedores, o público alvo do modelo, poderão escolher entre a motorização à combustão (diesel), com preços a partir de R$ 187.490, e a versão 100% elétrica, partindo de R$ 329.990. O Fiat Scudo já está disponível em pré-venda, chegando às concessionárias no dia 1º de agosto.

Conheça a nova Fiat Scudo em detalhes 

O novo modelo é prático e versátil. Tem compartimento de carga de 6,1 m³, praticamente o dobro da Fiorino (3,3 m³), e transporta até 1,5 tonelada de carga, mas ainda assim motoristas com CNH da categoria B podem conduzir o veículo normalmente.

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Produzido no Uruguai, o novo Fiat Scudo “é uma solução para o empreendedor apoiada em três pilares fundamentais: máxima produtividade, espaço eficiente e baixo custo operacional”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Stellantis América Latina. 

Além do bom espaço – adicionalmente ao compartimento de carga, diversos porta-objetos estão espalhados pela cabine em locais estratégicos, como abaixo dos bancos dos passageiros –, a Fiat caprichou na ergonomia, com posição de condução elevada e volante com ajuste de altura e profundidade.

O tamanho da Scudo foi muito bem pensado. O modelo possui 1,94 m de altura, permitido que acesse ambientes com restrição vertical – entra em qualquer tipo de garagem. Suas dimensões – 5,3 m de comprimento (sendo 2,8 m no compartimento de carga) e 1,9 m de largura – permitem que seja estacionado numa vaga comum. 

A porta traseira bipartida possui abertura de 180 graus e a porta lateral é deslizante, sendo adaptadas para o carregamento com empilhadeira, o que torna mais fácil o momento de carga e descarga.

Versões

Fiat Scudo Multi (Foto: Divulgação/Stellantis)

Ideal para transportar cargas, a Scudo Cargo não tem vidros nas laterais. Assim, os itens armazenados no compartimento de carga não ficam visíveis. A versão é destinada a empreendedores que desejam utilizar o veículo como ambulância, pet shop móvel, hortifruti, oficina móvel, loja, entre outros negócios.

Por sua vez, a Scudo Multi é um furgão envidraçado, e pode ser transformada conforme as necessidades dos clientes. Embora saia de fábrica homologada como veículo de carga, é destinada ao transporte de pessoas.

Na configuração family car, com 8 lugares, a Scudo Multi é ideal para quem tem família grande, pois conta com revestimento interno de alto padrão, bancos reclináveis, ar-condicionado para todos os ocupantes e ainda oferece um generoso espaço de 850 litros no porta-malas. 

É possível adaptá-la para uso como ambulância, floricultura, pet móvel, escritório móvel, entre outras opções. A Fiat anunciou que terá empresas homologadas para a realização dessas transformações a partir do mês de outubro.

Fiat Scudo pode ser usada em diversas atividades (Foto: Divulgação/Stellantis)

Conjunto mecânico nova Fiat Scudo

O modelo vem equipado com um novo motor Fiat de 1.5l turbo diesel, com intercooler, que desenvolve 120 cv e torque de 300 Nm. Com câmbio manual de seis velocidades e capacidade do tanque de 69 litros, tem autonomia média de 800 km.

O modelo conta ainda com a função start/stop que traz menos ruído e contribui para a redução do consumo do combustível – declarado pela Fiat em 12,4 km/l. 

Para completar, a Scudo é equipada com suspensão independente nas quatro rodas, que filtra as imperfeições da pista, “ponto importante tanto no transporte de pessoas quanto de cargas, para mais segurança e conforto”, segundo destaca Zola.

e-Scudo

Fiat e-Scudo tem boa autonomia (Foto: Divulgação/Stellantis)

O e-Scudo será o primeiro utilitário 100% elétrico da marca Fiat no Brasil. Com autonomia de 330km, o veículo é equipado com motor elétrico que rende 100 kW (o equivalente a 136 cv) de potência e 260 Nm de torque imediato.

Importado da França, o e-Scudo foi desenvolvido sob a plataforma multienergy, com um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh. O destaque é o fácil carregamento com carga rápida de até 80% em 48 minutos. 

A van conta com funcionalidades que otimizam o consumo, como o break mode – função de frenagem regenerativa que atua como um freio motor, o que permite conservar ou mesmo recarregar parcialmente a bateria. 

É equipada com um e-seletor de modo de condução, que oferece três opções: 

  • Normal – para a melhor relação entre autonomia e desempenho;
  • Eco – para otimizar o consumo de energia; 
  • Sport – para priorizar o desempenho com potência e torque máximos.

O e-Scudo vem de série com central multimídia de 7”, com conexão Apple Carplay e Android Auto, câmera traseira 180 graus e painel digital com informações sobre nível de bateria, consumo, modo de condução e marcha engatada. 

Possui também direção elétrica, freio de estacionamento elétrico e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, além de sensores de chuva e luzes automáticas.

  

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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