Nova tecnologia pode gerar energia elétrica dos pneus

nova tecnologia
Nova tecnologia pode gerar energia elétrica dos pneus . (Foto: Mundo Sustentável)

As empresas da indústria automotiva vêm investindo em novos tipos de tecnologia que possibilitem a geração de energia elétrica no interior dos pneus. Por exemplo, a Sumitomo Rubber Industries tem trabalhado junto com o professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, em uma pesquisa na busca de uma nova tecnologia.

O objetivo do trabalho é desenvolver uma tecnologia, a fim de gerar energia elétrica a partir da rotação de um pneu. Entenda a pesquisa e o que ela significa na prática.

Grupo Sumitomo e Universidade de Kansai perto da nova tecnologia

De acordo com a Sumitomo Rubber Industries, por meio da instalação de um dispositivo (coletor de energia), dentro do pneu, é possível aproveitar a eletricidade estática, gerada internamente durante a rotação.

Além disso, a empresa revela que a pesquisa alcançou o resultado esperado, permitindo o fornecimento de energia a um sensor periférico de pneus. No caso, sem o uso de baterias.

E, de acordo com os pesquisadores, esse avanço foi possível devido à função de carga adicionada no coletor de energia. Bem como a otimização das estruturas e de materiais envolvidos na coleta de carga de fricção. Dessa forma, melhorando a produção gerada consideravelmente.

Conforme o Grupo Sumitomo, com esta descoberta foi possível, também, desenvolver um sistema integrado. Dessa forma, usando a eletricidade gerada pelo coletor de energia para carregar um circuito de controle de força. Por sua vez, este sistema fornece energia para um sensor externo.

Além disso, foi realizado um teste. E, de acordo com os resultados, um pneu rodando a uma velocidade de 50 km/h produziu mais de 800μW de potência. No caso, o suficiente para ativar um sensor externo, além de alcançar transmissão contínua.

Nova tecnologia
Pesquisa avança para nova tecnologia para geração energia elétrica dos pneus. (Foto: Grupo Sumitomo)

 

Fique por dentro das inovações do mundo automotivo, aqui no Garagem 360!

 

Afinal, o que este projeto significa, na prática?

Bem, uma das principais chaves do “Conceito de Pneu Inteligente”, de acordo com os pesquisadores envolvidos, é fornecer serviços de soluções que efetivamente transformem pneus em sensores.

Dessa forma, contribuindo com o desenvolvimento de componentes automotivos mais seguros. Além disso, proporcionando maior tranquilidade para todos: condutores e passageiros.

“Tudo baseado no slogan de ‘Pneus – Conectando-se com Veículos, Conectando-se com Pessoas, Conectando-se com a Sociedade’”, falam os porta-vozes da Sumitomo Rubber Industries.

E, é claro, o mais importante: uma forma mais sustentável na geração de energia.

 

nova tecnologia
Dispositivo de geração de energia instalado dentro do pneu. (Foto: Grupo Sumitomo)

 

Agência de Tecnologia e Ciência do Japão (JST)

Além disso, o Grupo Sumitomo destaca que o projeto de pesquisa conta com o reconhecimento da Agência de Tecnologia e Ciência do Japão (JST). Com isso, recebe o chamado Suporte no Estágio II (Tipo de Desenvolvimento de Semente). Assim, permitindo a pesquisa avançar ainda mais.

Vale ressaltar que o Grupo é detentor das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no Brasil.

Nova tecnologia
Foto: Ford

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar