Nova tecnologia para carros elétricos promete revolucionar o setor
Nova tecnologia da Stellantis para carros elétricos promete trazer maior autonomia e reduzir emissão de carbono. Entenda!
A Stellantis N.V. apresentou a STLA Medium, uma plataforma global BEV-by-design com recursos de última geração, incluindo a excelente autonomia de 700 km, eficiência energética, energia armazenada e capacidade de recarga. A nova tecnologia busca atender os planos da empresa de carbono neutro até 2038.
Nova tecnologia da Stellantis para carros elétricos
A plataforma STLA Medium oferece grande autonomia combinada com flexibilidade, capaz de ser a base de uma variedade de veículos e configurações de propulsão centradas no coração do mercado.
Ela vai beneficiar os segmentos C e D, que representaram 35 milhões de unidades vendidas em 2022, quase metade dos 78,5 milhões de veículos vendidos globalmente no ano passado.
Hoje, as marcas da Stellantis oferecem 26 tipos de veículos nesses segmentos em uma variedade de plataformas.
Até dois milhões de veículos por ano podem ser produzidos na plataforma STLA Medium nas diversas fábricas em todo o mundo, começando pela Europa este ano.
Carbono neutro até 2038
“O que vemos hoje é um produto de pouco mais de dois anos de inovação livre para oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível, suportada por nossos investimentos de € 30 bilhões em eletrificação e software até 2025”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
“A plataforma STLA Medium demonstra o poder da equipe técnica global da Stellantis, oferecendo produtos focados nos nossos clientes e reescrevendo nossos compromissos de longo prazo com a mobilidade, enquanto buscamos nos tornar carbono neutro até 2038.”
A STLA Medium é a primeira das quatro plataformas globais de veículos elétricos a bateria (BEV), destacadas no EV Day 2021, que sustentam os futuros produtos da empresa e são a chave para alcançar as metas ousadas do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis.
A empresa detentora de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroen, pretende alcançar um mix de 100% de veículos de passageiros elétricos à bateria (BEV) na Europa e um mix de vendas de 50% de automóveis de passageiros e caminhões leves elétricos à bateria (BEV) nos Estados Unidos até 2030.
O Dare Forward 2030 é orientado por cortes profundos de emissões para reduzir o CO2 pela metade até 2030, comparando com as métricas de 2021, e atingir o carbono neutro até 2038, com compensação percentual de até um dígito das emissões restantes.
A STLA Medium é adequada para exceder as expectativas do cliente
A plataforma BEV-by-design STLA Medium oferece uma autonomia de mais de 700 km de alcance elétrico com um pacote performance, enquanto com o pacote Standard tem capacidade de mais de 500 km na medição WLTP.
Com um desempenho de até 98 quilowatts-hora (kWh), a STLA Medium é a melhor da categoria em energia armazenada.
A STLA Medium, que utiliza arquitetura elétrica de 400 volts, oferecerá a melhor eficiência energética, tempo de recarga e conectividade para um ecossistema de carregamento e serviços que se aprimora a cada jornada.
Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh por 100 km, o que é o melhor da categoria em eficiência energética. Os proprietários poderão levar sua bateria de 20% a 80% de carga em 27 minutos, uma taxa de 2,4 kWh por minuto.
Os veículos baseados na STLA Medium serão vendidos globalmente e estarão disponíveis com propulsão de tração dianteira ou tração nas quatro rodas com a adição de um segundo módulo de acionamento elétrico na parte traseira, com faixa de potência elétrica de 160 a 285 kW.
Os estilos de carroceria incluirão carros de passeio, crossovers e SUVs. A flexibilidade da STLA Medium dá aos designers da Stellantis a liberdade de criar veículos com:
- Distância entre eixos que pode variar entre 2,7 e 2,9 metros
- Faixa de comprimento total de 4,3 a 4,9 metros
- Distância do solo de mais de 220 mm para garantir capacidade e desempenho off-road
- Rodas de até 750 mm de diâmetro, um atributo chave para o design da plataforma.
Os especialistas da Engenharia e Manufatura da Stellantis se concentraram em tornar a instalação do conjunto de bateria de camada única modular e de alta densidade de energia na montagem, o mais eficiente possível, maximizando o espaço dentro do veículo e melhorando a rodagem e a dirigibilidade com um centro de gravidade baixo.
Os componentes da plataforma, como o sistema de aquecimento e resfriamento da cabine, direção, assistência de frenagem e propulsão são projetados para minimizar o consumo de energia.
Esses esforços se combinam com o uso extensivo de materiais leves e rígidos para otimizar o alcance do veículo e oferecer desempenho exemplar de rodagem e dirigibilidade.
A STLA Medium oferece o melhor custo de conjunto de bateria da categoria, o que também contribui para aumentar os volumes de produção.
As dimensões externas do conjunto de bateria são constantes entre as distintas opções de armazenamento de energia, com a mesma base e sistema de refrigeração.
Plataformas para o futuro
A família de plataformas Stellantis (Small, Medium, Large e Frame) foi elaborada para ser adequada ao futuro modular e inerentemente flexível na distância entre eixos, largura, balanço, altura de deslocamento e design da suspensão.
As capacidades e o desempenho dos veículos baseados em STLA se adaptarão e melhorarão ao longo dos anos com a implementação da arquitetura STLA Brain, plataformas STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive, permitindo atualizações remotas de software e hardware aprimorados.
A flexibilidade do design inclui propulsão – tração dianteira, tração traseira, tração nas quatro rodas e multienergia – coberta por uma família de três módulos de acionamento elétrico escaláveis (EDMs).
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.