Nova tecnologia irá estacionar o carro em qualquer vaga; entenda

Chamada de EasyTurn, esta futura tecnologia, que está sendo desenvolvida pela ZF, pode ser útil para estacionar o carro em qualquer vaga.

Fazer uma baliza de forma correta é uma das habilidades que os motoristas vão adquirindo com o passar do tempo. Mas uma solução da ZF, que envolve um novo conceito de eixo dianteiro, já está sendo testada e deve chegar logo. Chamada de EasyTurn, esta tecnologia pode ser útil para estacionar o carro em qualquer vaga.

estacionar o carro em qualquer vaga

O EasyTurn é um sistema da ZF que pretende tornar as manobras necessárias para estacionar o carro mais práticas (Foto: Reprodução/ZF)

A ZF testa uma nova tecnologia que ajudará os motoristas a estacionar o carro em qualquer vaga

A hora de estacionar é um momento onde os motoristas precisam ter mais atenção. Mas com esta nova tecnologia da empresa alemã ZF, a manobra pode ser feita com mais facilidade. De acordo com informações do site especializado Motor Trend, a empresa alemã está desenvolvendo um novo conceito de eixo dianteiro para carros.

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Foto: Reprodução/ZF

Com a inovação, será possível virar as rodas em até 80 graus. Este número representa mais que o dobro do que um carro comum consegue esterçar as rodas durante uma baliza. Além de ser uma funcionalidade prática para estacionar, a tecnologia pode ser útil quando um motorista precisar dar a volta (conversão em “U”).

Isso porque que o ângulo de direção será maior. Mas como todas estas manobras serão possíveis? Espera-se que seja instalado mais um link de suspensão colocado em paralelo em cada roda da parte dianteira do veículo. Este segundo link fará o trabalho de conectar o braço de controle inferior de frente para a junta na outra ponta.

Foto: Divulgação/ZF

Agora, o tirante tradicional irá se conectar ao link. Ou seja, uma solução que pode trazer diversas vantagens para a dirigibilidade. Um ponto que ainda é uma incógnita é a questão dos gastos.

A ZF já começou a realizar testes deste novo sistema que pode ajudar a estacionar o carro em qualquer vaga . No caso, foi usado um BMW i3, que estava equipado com um motor elétrico traseiro. O vídeo colocado abaixo mostra um pouco de como funcionará o sistema.

Foto: Divulgação/ZF

A empresa alemã acredita que o EasyTurn pode vir a ser uma tecnologia possível para carros 100% elétricos (motores instalados na traseira ou no cubo das rodas). Ainda há a expectativa para que tal solução seja implementada em carros movidos a combustão (com motores dianteiros). O que resta é esperar pelos próximos passos.

O que o mercado oferece hoje em dia?

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Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

A ZF promete mudar o jeito que as pessoas fazem balizas com um novo conceito de eixo dianteiro, que faz as rodas esterçarem em até 80 graus. Uma solução que pode ser útil, mas que não há uma data para chegar no mercado. No entanto, uma parte dos carros vendidos no Brasil já trazem sistemas que auxiliam o motorista na hora de estacionar.

Os sensores de estacionamento estão entre os mais populares. Normalmente, eles são instalados nos para-choques (dianteiros e traseiros) e servem para detectar a presença de obstáculos no caminho do veículo durante uma manobra.

Agora, um sistema que vem ganhando espaço no mercado é a câmera de estacionamento (câmera de ré). Estas enviam imagens para a central multimídia, onde o motorista poderá conferir o que existe no caminho do carro. Além disso,  gráficos mostram o caminho que o carro deve percorrer.

Veículos mais completos possuem ainda outras câmeras espalhadas pelo veículo. Por fim, existem ainda os sistemas onde o carro estaciona sozinho em vagas perpendiculares e paralelas. O nome pode variar de acordo com a montadora. A Chevrolet, por exemplo, chama o sistema de Easy Park. Outro nome bastante usado é Park Assist.

Neste caso, o carro vem equipado com sensores que fazem o trabalho de procurar pela vaga e depois calcular o espaço. Na sequência, o sistema fará as manobras com a ré engatada. Neste caso, o motorista terá que prestar a atenção com os freios, com o acelerador e com a ré.

Com informações de Motor Trend

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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