Nova tecnologia híbrida para carros brasileiros já tem local de produção

Após anunciar novo sistema de propulsão, a Stellantis, decidiu onde irá produzir sua nova tecnologia híbrida para carros brasileiros. Veja.  

Após anunciar recentemente um novo sistema de propulsão para seus veículos, a Stellantis, uma das principais montadoras do mundo, decidiu onde irá produzir sua nova tecnologia híbrida para carros brasileiros. Veja.  

Nova tecnologia híbrida para carros brasileiros já têm local de produção

Nova plataforma de veículos visa revolução e descarbonização (Foto: Divulgação)

Nova tecnologia da Stellantis 

A Stellantis utilizará o Polo Automotivo de Goiana, no Pernambuco, como palco para a produção dos primeiros veículos equipados com as tecnologias Bio-Hybrid da marca. 

A inovação associa eletrificação com motorização flex e a etanol, além dos 100% elétricos a bateria totalmente desenvolvidos e produzidos pela empresa no Brasil.

As plataformas Bio-Hybrid e BEV (Battery Electric Vehicle) são parte da estratégia global de descarbonização da Stellantis no plano estratégico Dare Forward 2030. 

Dessa forma, a marca busca a ‘’descarbonização’’  total das operações e produtos da empresa até 2038, o que significaria uma redução de 50% das emissões de CO2 já em 2030.

As novas tecnologias híbridas estarão disponíveis já a partir do próximo ano.

Nova tecnologia híbrida para carros brasileiros já têm local de produção

Nova plataforma de veículos visa revolução e descarbonização (Foto: Divulgação)

Stellantis no Nordeste

A definição de Goiana como localização das plataformas Bio-Hybrid e BEV 100% elétrica vão mobilizar a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D) da Stellantis na região nordeste.  

Por lá, a Stellantis já possui o Software Center, sediado no Porto Digital, em Recife, que é referência na produção e exportação de software automotivo. 

Além disso, há laboratórios da montadora e em parcerias com universidades do Nordeste que se dedicam  ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos.

A ênfase, nesses casos, são para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS, na sigla em inglês), que é a base da direção autônoma.

Atualmente, a Stellantis tem no entorno do Polo de Goiana 38 fornecedores de componentes e sistemas. 

No entanto, esse número deve aumentar para 50 no curto prazo com as movimentações nesta região. 

Ao longo dos próximos anos, no horizonte do desenvolvimento da nova família de veículos híbridos e elétricos, a cadeia de valor deverá contar com 100 fornecedores instalados em Pernambuco. 

Por lá, serão produzidos componentes e soluções para a propulsão híbrida e elétrica, e descarbonizando a mobilidade. 

Bio-Hybrid no país

A Stellantis avançará com a tecnologia de propulsão híbrida, que combina motores térmicos com eletrificação, em seus três polos automotivos brasileiros – Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE).

As três plataformas da família Bio-Hybrid são baseadas em tecnologias diferentes, que apresentam distintos graus de combinação térmica e da eletricidade na propulsão do veículo.

Porém, a tecnologia Bio-Hybrid é de aplicação flexível e pode equipar vários modelos produzidos pela Stellantis.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA