Nova tecnologia é capaz de prevenir acidentes no trânsito e salvar vidas
Descubra qual é e como funciona a nova tecnologia que promete reduzir o número de acidentes no trânsito no Brasil. Saiba todos os detalhes
A segurança no trânsito é um assunto que tira o sono até dos motoristas mais experientes. Para prevenir acidentes e salvar vidas, uma empresa traz uma tecnologia inovadora que promete trazer diversos benefícios. Acompanhe!
Saiba qual é a tecnologia que pretende reduzir acidentes no trânsito
A tecnologia da vez é a inteligência artificial que é aplicada em ferramentas para educar e capacitar motoristas de forma interativa. Como resultado, o projeto traz um trânsito mais seguro e consciente.
Na prática, a tecnologia ainda traz outros benefícios, como:
-
Analisar dados em tempo real;
-
Fazer ajustes instantâneos em rotas e operações;
-
Personalizar treinamento de motoristas;
-
Fortalecer a segurança.
Leia também:
-
Carros da Chevrolet podem fazer ligação para o Papai Noel; veja como
-
Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2025 chegou com baixo consumo de combustível
Entenda como a IA pode contribuir para um trânsito mais seguro
A tecnologia tem o poder de acompanhar e identificar comportamentos de risco dos motoristas, como:
-
Frenagens bruscas;
-
Acelerações rápidas;
-
Mudanças de faixa inadequadas;
-
Uso do celular e padrões de condução noturna.
Dessa forma, gestores conseguem desenvolver treinamentos personalizados que aumentam a segurança dos motoristas e que impactam positivamente em um trânsito mais seguro e consciente.
Essa inovação vem em boa hora, uma vez que o Brasil perde anualmente 45 mil vidas por ano em razão de acidentes de trânsito. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Como operam os algoritmos da IA?
De acordo com Rebeca Bezerra, sócia fundadora da Mobs2 – empresa pioneira no setor de telemetria e educação contínua para motoristas, o sistema permite que as empresas avaliam os dados em tempo real.
“Isso não só melhora a eficiência, mas também contribui para a segurança dos passageiros, principalmente nas grandes cidades, como São Paulo, Recife, Curitiba e Belo Horizonte”, destaca a especialista.
Inteligência artificial contribui ainda para a redução de gastos
O Garagem360 destaca que uma roteirização de qualidade acelera o transporte e reduz os gastos com combustível e manutenção. Afinal, as companhias que usam tecnologias avançadas podem evitar regiões de alto tráfego e atuar com menos veículos.
“Com a inteligência artificial, conseguimos reduzir custos operacionais de maneira significativa, permitindo que as empresas ofereçam um serviço de qualidade. Observamos uma redução média de 75% nos acidentes graves, 25% no consumo de combustível e 20% nos custos de manutenção. Essa é a transformação que buscamos para o futuro do transporte, resultando em operações mais seguras e econômicas”, finaliza Rebeca Bezerra.
E você, como avalia o papel da IA na prevenção de acidentes de trânsito? Comente!
Leia também: Novo carro terror dos donos de postos de combustível é registrado no Brasil