Nova tecnologia chinesa inédita tem bateria de carros elétricos com 1.500 km de autonomia

Nova tecnologia chinesa: entenda como funciona, quais são os seus benefícios e os principais detalhes

Quando uma gigante do setor automotivo afirma que está prestes a lançar uma bateria que permite rodar até 1.500 quilômetros sem recarga, a indústria para para ouvir.

Mas será que isso realmente marca o começo do fim dos motores a combustão? Ou estamos diante de mais uma promessa exagerada no mercado de elétricos? A resposta envolve uma inovação técnica real — e complexa — que está prestes a estrear no mercado.

A CATL (Contemporary Amperex Technology), líder global na fabricação de baterias automotivas, com quase 40% de participação mundial, acaba de anunciar um novo tipo de bateria que muda o jogo. E não é exagero.

nome da vez é Freevoy Dual-Power, uma bateria com núcleo duplo que combina dois tipos de células: NMC (óxido de lítio, níquel, manganês e cobalto) e LFP (fosfato de ferro-lítio). Essa união permite algo que até pouco tempo parecia inatingível: autonomia de 1.500 km com uma única carga. Logo abaixo, o Garagem360 traz todos os detalhes. 



O que faz essa bateria ser tão diferente?

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 

O grande trunfo da Freevoy está no seu projeto de duas zonas energéticas independentes. Uma parte da bateria é dedicada à operação principal do carro, enquanto a outra entra em ação para oferecer extensão de alcance. Isso é possível graças a um ânodo “autoformável”, uma inovação no nível atômico que eleva a densidade volumétrica em até 60% e a gravimétrica em até 50%.

Além disso, o sistema de gerenciamento térmico da bateria consegue evitar fugas de corrente e minimizar riscos de superaquecimento, o que amplia não o alcance, mas a segurança do conjunto — um ponto crítico quando se fala de baterias de alta densidade.

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Esse novo sistema foi pensado para atender também veículos autônomos dos níveis 3 e 4, que exigem fontes estáveis e duráveis. E a robustez da Freevoy impressiona: ela consegue manter 90% da carga em temperaturas de até –40°C e operar com eficiência mesmo com apenas 10% de energia restante, sem perda significativa de performance.

O que vem antes da Freevoy?

Antes da chegada da Freevoy ao mercado, a CATL vai focar em outra tecnologia: a segunda geração da Shenxing Superfast Charging, bateria que promete até 800 km de autonomia e recarga ultra rápida.

Essa nova versão, prevista para equipar 67 modelos ainda este ano, tem uma potência de pico de 1,3 MW, o que resulta em ganho de 2,5 km de autonomia por segundo de carregamento. Em termos práticos, ela carrega três vezes mais rápido que sua antecessora, lançada em agosto do ano passado.

A diferença entre baterias de verdade e “meia boca”

A CATL faz questão de diferenciar seus produtos dos chamados micro-híbridos (MHEV), que vêm sendo vendidos no Brasil como se fossem veículos elétricos. Esses carros, com sistemas de menos de 60 volts e sem tração elétrica real, não são reconhecidos como eletrificados desde janeiro de 2025ainda que continuem iludindo parte do público com promessas vazias.

Enfim, a nova geração de baterias da CATL, especialmente a Freevoy Dual-Power, não é uma promessa: é um aviso.

China está puxando a fila em direção a uma realidade onde recarregar seu carro pode ser algo tão raro quanto encher o tanque uma vez por mês.

Com avanços sólidos e números técnicos impressionantes, a tecnologia chinesa está a um passo de mudar as regras do jogo — e acelerar a aposentadoria dos motores a combustão.

E você, como avalia a nova bateria? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

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Matheus Azevedo
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