Nova “super” gasolina chega aos postos prometendo mais potência ao motor
Gasolina com 30% de etanol já é realidade. Nova fórmula aumenta a octanagem e promete melhor desempenho. Veja o que muda
Você pode não ter percebido visualmente, mas o líquido que entra no tanque do seu carro está ficando diferente, e tecnicamente melhor. Já começou a chegar aos postos de combustível brasileiros a nova Gasolina E30, uma atualização na fórmula autorizada desde agosto que promete deixar os motores mais “espertos”. Mas afinal, o que ela tem de melhor?
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Como é a nova “super” gasolina?
A mudança principal da nova gasolina está na composição: a mistura obrigatória de etanol na gasolina comum subiu de 27% para 30%. Embora historicamente o motorista associe mais álcool a maior consumo, dessa vez a alteração trouxe um benefício oculto: o aumento da octanagem.
A grande novidade técnica é que a gasolina brasileira ficou mais resistente à detonação. A octanagem mínima, medida em RON (Research Octane Number), subiu de 93 para 94. Na prática, isso significa que o combustível aguenta mais pressão dentro da câmara de combustão sem explodir antes da hora (a temida “batida de pino”).
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Quais as vantagens dessa gasolina?
- Ganho: Motores modernos, especialmente os turbinados e de alta compressão, conseguem trabalhar com o ponto de ignição mais adiantado.
- Resultado: O carro entrega mais potência e torque de forma mais eficiente.
Vai gastar mais?
Essa é a pergunta que muitos vão começar a fazer. Teoricamente, o etanol tem menor poder calorífico que a gasolina pura, o que poderia aumentar o consumo. No entanto, especialistas explicam que o ganho de eficiência térmica provocado pela octanagem extra (RON 94) tende a compensar essa diferença.
Os carros Flex modernos possuem centrais eletrônicas capazes de identificar a nova mistura e ajustar o motor para aproveitar essa “gasolina mais forte”, equilibrando a conta do consumo com um desempenho superior.
Quando nova gasolina chega nos postos?
A transição não é instantânea, mas gradual. Como a liberação ocorreu há alguns meses, a distribuição depende do escoamento dos estoques antigos nas distribuidoras e nos tanques dos postos. Em algumas regiões, a E30 já é a padrão nas bombas. Em outras, a substituição ocorrerá naturalmente nas próximas semanas.
E a gasolina E35?
Essa mudança faz parte de uma estratégia maior do governo, que visa reduzir a dependência de gasolina importada e diminuir emissões de carbono. O plano é ambicioso: estudos já estão na mesa para elevar essa mistura para até 35% (E35) no futuro, desde que a indústria automotiva valide que os motores aguentam essa proporção sem danos.
Você notou se o seu carro ficou mais ágil ou se o consumo mudou nas últimas semanas? Conte sua experiência com a nova gasolina nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

