Nova rodada do Latin NCAP testa Toyota Etios e Fiat Argo/Cronos

A nova rodada do Latin NCAP teve seus resultados divulgados hoje (16). Nesta nova etapa foram avaliados o Toyota Etios e a dupla Argo e Cronos da Fiat.

A nova rodada do Latin NCAP teve seus resultados divulgados hoje (16). Nesta nova etapa foram avaliados o Toyota Etios e a dupla Argo e Cronos da Fiat. Enquanto o veículo da marca japonesa manteve as quatro estrelas para adultos e crianças, os modelos da empresa italiana conseguiram três estrelas para adultos e quatro para a proteção infantil.

Nova rodada Latin NCAP: resultado

Segundo o programa de avaliações, o Etios teve sua estrutura e área dos pés consideradas instáveis. Entretanto, os ocupantes adultos ficaram bem protegidos nas batidas frontais e laterais. O lembrete do uso do cinto de segurança em ambos os assentos dianteiros e o controle de estabilidade também ajudaram o carro a obter a nota.

LEIA MAIS: Exclusivos: carros que tiveram menos de 10 unidades importadas para o Brasil em 2019

Moto elétrica da Harley-Davidson tem novos detalhes divulgados

O Latin NCAP elogiou a recomendação da Toyota de se instalar as cadeirinhas infantis voltadas para a traseira. Porém, a falta das sinalizações adequadas sobre o sistema Isofix e presença do airbag dianteiro no lado do passageiro e a ausência da desativação do dispositivo, o que impede a instalação da cadeirinha no assento frontal, fizeram com que o modelo não atingisse a nota máxima.

Fiat Argo e Cronos

De acordo com o relatório, a dupla da Fiat obteve três estrelas para adultos por conta da fraca proteção para o peito do adulto no impacto lateral. A estrutura dos modelos foi considerada instável no limite de estabilidade. A ausência do lembrete do usos do cinto de segurança para o passageiro, assim como a falta do controle de estabilidade, também influenciaram na nota.

A segurança para as crianças quase obteve a nota máxima, mas acabou ficando nas quatro estrelas. Alguns motivos justificam a classificação. Embora a dupla Argo/Cronos permita a desconexão do airbag se houver uma cadeirinha voltada para trás no assento do passageiro, a sinalização não atende aos requisitos do Latin NCAP, assim como a sinalização das ancoragens Isofix.

Notas brasileiras

Na galeria, confira as notas dos modelos vendidos no Brasil.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile