Nova resolução do Contran prevê multa por monitoramento remoto

Nova resolução do Contran regulamenta e consolida a fiscalização de trânsito videomonitoramento e a autuação de infrações. Entenda!

No último dia 4, a nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), nº 909,  regulamenta e consolida a fiscalização de trânsito videomonitoramento e a autuação de infrações. Veja o que isso significa na prática!

Veja como realizar o recurso contra multa de trânsito

(Foto: Despajet)

Como funcionará a nova resolução do Contran

De acordo com o Contran, a resolução vem para consolidar normas de fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento – o que já está previsto nos termos do § 2º do art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ou seja:

“a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, podem autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas “online” por esses sistemas.”, diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além disso, a autoridade responsável pela infração passa a indicar no campo “observação” a forma com que se deu a infração. A fiscalização pode, também, ser feita em vias devidamente sinalizadas para o monitoramento remoto.

Veja o que diz a lei de trânsito sobre conversões à direita no sinal vermelho

(Foto: Pixabay)

Impactos no trânsito e na segurança

Segundo o Contran, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) não faz a consolidação dos números de infrações detectadas com a aplicação do recurso. Com a nova resolução, a fiscalização tende a ser mais efetiva e beneficiar a segurança no trânsito.

Como era antes

Sem a nova resolução, infratores já recorreram à Justiça fundamentados na hipótese de violação ao princípio constitucional do direito à intimidade e privacidade, baseados na Constituição Federal de 1988 – de acordo com informações do jornal Estado de Minas (EM).

Para a advogada especialista em trânsito, Kátia Sabatelau, consultada pelo EM, a resolução é legítima, mas, os motoristas têm o direito de saberem da nova fiscalização – caso contrário, pode haver motoristas autuados que recorram à Justiça.

Multa de trânsito pode ter valor diferente para cada carro caso o Projeto de Lei seja aprovado, veja detalhes

(Foto: Reprodução)

Com informações do Contran e do EM

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA