Nova Renault Oroch ficou mais cara; saiba se picape ainda vale a pena

Os preços da nova Renault Oroch subiram em até R$ 3.800. Mas será que ainda vale comprar uma? Veja os prós e contras deste modelo.

Diversas marcas presentes no mercado brasileiro realizaram reajustes nos preços de seus produtos. Quem também fez isso foi a Renault. Neste caso, a picape Oroch ficou mais cara em junho. Seus preços subiram em até R$ 3.800. Mas será que ainda vale comprar uma nova Renault Oroch? Veja os prós e contras deste modelo.

Veja aqui os novos preços da Renault Oroch 2023 (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação / Renault)

Nova Renault Oroch teve seus preços reajustados; veja os pontos positivos e negativos do modelo

O modelo, que faz parte da linha de comerciais leves da marca francesa, foi lançado no ano de 2015. Sete anos depois (mais precisamente no começo deste ano), este carro passou por uma boa reestilização. Tanto o lado externo quanto o lado interno passaram por mudanças. Hoje, o carro pode ser encontrado em três versões diferentes.

Renault Oroch 2023 (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação / Renault)

Todas elas tiveram seus preços reajustados. A opção de entrada é a Pro 1.6 manual. Este modelo estava custando R$ 105.800. Agora, o veículo custa a partir de R$ 108.800. Enquanto isso, a versão intermediária Oroch Intense 1.6 manual está custando agora R$ 114.400. Anteriormente, o modelo custava R$ 111.300.

Por fim, o preço do modelo Outsider 1.3T CVT pulou de R$ 137.100 para R$ 140.900. A nova Renault Oroch é uma das picapes disponíveis no mercado brasileiro. Este é um tipo de carro que faz muito sucesso aqui no Brasil.

Ainda mais entre aquelas pessoas procuram um veículo para usar no trabalho e para andar pela cidade. Pensando nisso, o Garagem360 traz os pontos positivos e os negativos deste modelo.

Prós

Motor 1.3 Turbo Flex

Renault Oroch 2023 (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação / Renault)

Começamos falando de uma das novidades da nova Renault Oroch. A versão mais cara da picape (Outsider) passou a ser mais um veículo da marca a trazer debaixo do capô o motor 1.3 TCe 16V Flex (1.3 Turbo Flex). Este propulsor, que já estava presente no Duster e no Captur, é um fruto de uma parceria da marca francesa com a Mercedes-Benz.

Pensando nos números, o motor pode render uma potência máxima de 170 cv e um torque máximo de 27,5 kgfm. O conjunto ainda traz uma transmissão automática do Tipo CVT (CVT XTRONIC; oito velocidades). Lembrando que a Oroch também possui  versões equipadas com um motor 1.6 aspirado Flex.

Espaço interno

Renault Oroch 2023 (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação / Renault)

Falaremos de algo que a Renault entende bem. Do mesmo modo que o Duster, a nova Oroch oferece um bom espaço interno para os cinco passageiros. Este veículo possui um entre-eixos de 2.829 mm. Comparando com a Fiat Strada, o modelo da Renault leva vantagem. O carro da empresa italiana possui um entre-eixos de 2.737 mm.

Preço

Vimos acima que a nova Renault Oroch teve seus preços reajustados. No entanto, os valores ainda continuam bastante competitivos para quem busca uma picape de cabine dupla prática. Uma Renault Oroch Pro está custando a partir de R$ 108.800. Ou seja, pode ser mais barato que vários SUVs do mercado.

Além disso, se torna uma boa opção para quem busca mais espaço interno. A versão de entrada vem de série com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, airbag duplo, freios com ABS, controle de estabilidade, controle de tração, freios ABS com BAS e entre outros.

Equipamentos de tecnologia e segurança

Renault Oroch 2023 (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação / Renault)

Para finalizar, falaremos de outros equipamentos que a nova Renault Oroch pode trazer. Vimos acima que a versão Pro, a mais barata da linha, já vem bem equipada. As outras duas versões também possuem um pacote interessante. O modelo Intense, por exemplo, já possui a central multimídia EasyLink de oito polegadas (tela flutuante).

O modelo ainda pode trazer sensor de ré, faróis de neblina, vidros e retrovisores elétricos e entre outros. Já a versão Outsider pode vir com ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular, câmera de ré, bancos com revestimento premium e entre outros. Lembrando que os donos podem adicionar alguns acessórios.

Contras

Capacidade de carga

Renault Oroch 2023 (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação / Renault)

Mas a nova Oroch também possui alguns pontos negativos. Um deles é um dado que pode ser decisivo na hora da compra. O modelo possui uma capacidade de carga que fica entre 650 kg e 680 kg. No caso das versões Intense e Outsider, a capacidade é a mesma da Fiat Strada.

Agora, comparando com a Fiat Toro, estes números vão ser menores. A picape feita em Betim-MG tem uma capacidade de carga de 750 kg. Lembrando que a caçamba da Oroch tem capacidade para 683 litros.

Consumo do modelo 1.6

Outro ponto que Renault Oroch não vai tão bem é o consumo. Este é um detalhe que pode ser bastante decisivo na hora de escolher um veículo. A Oroch Pro, por exemplo, faz 11 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, o modelo pode fazer 11,4 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol).

Um exemplo de carro mais econômico é a Fiat Strada 1.3 Freedom CD, que pode rodar, em trechos urbanos, 12,4 km/l (gasolina) e 8,9 km/l (etanol). Enquanto isso, em trechos rodoviários, o modelo pode fazer 14 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol).

Faltam alguns equipamentos importantes

Renault Oroch 2023 (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação / Renault)

Por fim, falaremos de alguns equipamentos que fazem falta na nova Renault Oroch. Principalmente quando falamos dos modelos Pro e Intense. Vimos acima que o carro de entrada possui uma boa lista de itens de série. Mas também é verdade que alguns concorrentes podem oferecer alguns equipamentos a mais.

A Fiat Strada 1.3 Volcano CVT, que está custando R$ 110.690 – um pouco a menos que a Oroch Intense – traz airbags laterais, por exemplo. O carregador por indução para smartphones também é um bom exemplo.

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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