Nova regra que começa a valer em 2025 aumenta o preço dos carros: veja o que mudou
Nova regra que começa a valer em 2025 aumenta o preço dos carros: veja o que mudou e quais carros ficaram mais caros com a nova medida.
A entrada em vigor do Proconve L8, em janeiro de 2025, trouxe mudanças significativas no mercado automotivo brasileiro. Alguns modelos saíram de linha, assim como motores mais poluentes. No entanto, a nova regra fez com que algumas montadoras aumentassem o preço dos carros.
Proconve L8 – nova regra que começa a valer em 2025 aumenta o preço dos carros
Para reduzir as emissões, as fabricantes tiveram que adaptar seus veículos. A Hyundai, por exemplo, tirou de linha o motor 2.0 aspirado e fez modificações no motor 1.0 Turbo.
Agora as versões de entrada do Creta rendem 115 cv (antes era 120 cv). O mesmo acontece com os SUVs da Jeep equipados com o motor 1.3 turboflex (T270), que rendiam 180 cv e agora 176 cv.
O Fiat Fastback foi outro que perdeu potência. O motor 1.3 turbo rendia até 185 cv (etanol) agora traz 176 cv. Mesmo com a perda, as versões Limited e Abarth ficaram R$ 4 mil mais caras, custando R$ 168.990 e R$ 171.990, respectivamente.
Além dele, Fiat Mobi também precisou de adaptações para manter-se no mercado. O subcompacto, um dos mais baratos do país, perdeu o motor Evo Fire de 74 cv, até então, o mais antigo em fabricação no Brasil.
Em seu lugar entra o motor Firefly que equipa o Argo Cronos de 75 cv. Além disso, o modelo recebe agora a direção elétrica no lugar da hidráulica. No entanto, o preço passou de R$ 74.990 na versão Like e R$ 77.990 na Trekking para R$ 76.990 e R$ 79.990, respectivamente.
O Fiat Fiorino também ficou mais potente e mais caro. Sai o motor 1.4 Fire que equipava também a Strada até 2024 e entra o 1.3 aspirado do Argo e Cronos topo de linha e o Pulse de entrada. Agora o furgão passa dos antigos 85 cv para 107 cv.
O preço também aumentou. A única versão, a Endurance, passou de R$ 121.990 para R$ 124.490.
Porque os carros ficaram mais caros?
O Proconve L8 (O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) é uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama par definir regras de emissão nos veículos produzidos e comercializados no país.
A nova fase do Programa, a L8, passou a valer em 1º de janeiro deste ano. Basicamente, as montadoras tiveram que se adaptar aos novos padrões, o que exigiu investimentos em tecnologias mais avançadas, como novos motores, sistemas de pós-tratamento e materiais mais eficientes.
Não é nada novo. O Proconve nasceu em 1986 e 2022 a fase 7 já resultou em mudanças significativas. No entanto, refletem diretamente nos custos de produção dos veículos. E como sempre, acaba refletindo também no custo final para o consumidor.
Em contrapartida, a legislação promove o desenvolvimento de novos modelos, mais eficientes do ponto de vista energético.
Além disso, somos exemplo para o mundo. A legislação brasileira é uma das mais avançadas neste quesito. Ao estabelecer um teto de emissão e ruídos, os carros produzidos aqui, embora percam potência, poluem menos e trazem um avanço para nossa indústria automotiva.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.