Nova regra libera renovação de CNH grátis para idosos: veja como conseguir

Apesar de não existir uma idade máxima para conduzir veículos no Brasil, a renovação da carteira de habilitação precisa estar em dia. Felizmente, agora, os idosos podem contar com a renovação de CNH grátis.

Essa proposta tem como objetivo oferecer melhores condições para aqueles que já passaram dos 70 anos, mas ainda possuem aptidão para dirigir. Vale lembrar que os idosos contam com o menor tempo para a renovação obrigatória do documento.

Veja todos os detalhes da novidade!

Foto: Freepik

Quanto custa a taxa de renovação de CNH?

O benefício foi cencedido aos idosos acima de 70 anos que residem no Amazonas. Atualmente, no estado em questão, a taxa base para renovar a CNH custa R$ 130,72, fora o preço dos exames fisicos e psicológicos, se for o caso.

De forma geral, esse valor utilizado como base é válido para condutores de toda e qualquer idade, ou seja, não há uma variação quanto ao tempo de renovação, de acordo com a validade do documento.

Outro ponto importante é que é possível circular com a habilitação vencida pelo período máximo de 30 dias, de acordo com as normas locais.

Foto: Freepik

Como renovar a carteira de motorista de graça?

Para 2024, os idosos ganham o direito de renovar a habilitação sem custos no Amazonas. Isso porque o objetivo é garantir um “benefício” para aqueles que precisam renovar o documento em um menor período de tempo.

Para solicitar o serviço de renovação com a isenção da taxa, o interessado pode agendar o atendimento no site do Detran-AM ou, em razão de ser um grupo prioritário, comparecer diretamente na Gerência de Habilitação da instituição, localizada na avenida Mário Ypiranga, 2.884, bairro Parque Dez, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

No momento do atendimento, devem ser apresentados originais e cópias do documento de identificação válido com foto (RG) e do comprovante de residência atualizado.

O Detran Amazonas reforça, ainda, que a isenção não engloba os valores referentes aos exames de aptidão física e mental, toxicológico e avaliação psicológica, pois esses são oferecidos por clínicas credenciadas junto à instituição e laboratórios credenciados junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Foto: Freepik

Qual o prazo de validade da CNH em 2024?

O prazo de validade da CNH em 2024 varia de acordo com a idade do condutor. Dessa forma, o prazo máximo é de 10 anos, enquanto o mínimo é de 3 anos.

Idade do condutor Validade dod documento
Até 49 anos 10 anos
Entre 50 anos e 69 anos 5 anos
Acima de 70 anos 3 anos
Para CNH provisória 1 ano

A multa por circular com a CNH vencida após 30 dias da data máxima é de R$ 293,47, e inclui 7 pontos na CNH, recolha do documento e apreensão do veículo.

Você pode gostar: Nada de Uber ou 99: cidade em MG conta com opções locais de apps de transporte

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar