Nova reforma tributária poderá aumentar o valor dos veículos? Entenda

Aprovada e sancionada pelo Congresso Nacional ainda no ano passado, a reforma tributária, pode aumentar o valor dos veículos. Entenda!

Aprovada e sancionada pelo Congresso Nacional em dezembro do ano passado, a reforma tributária, de acordo com projeto, pode aumentar o valor dos veículos. Entenda porquê. 

Foto: Pixabay

Reforma tributária pode aumentar o valor dos veículos

A nova reforma tributária, que tem como foco a unificação de impostos e pode impactar diretamente no aumento do valor dos veículos no Brasil. 

O tema ganhou força após o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, publicar ato criando Grupos de Trabalho (GTs) para discutir os projetos de lei que regulamentarão a reforma. 

O Grupo de Trabalho tem 60 dias para concluir os trabalhos, ou seja, aprovar o texto. 

Com isso, pode haver aumento na carga tributária em diversos setores da economia com a regulamentação da reforma, entre eles, o setor automotivo. 

O Projeto de Lei Complementar 68/2024 (PLP 68/24) aguarda despacho do presidente da Câmara após apresentação pelo governo. 

Impacto no setor automobilístico

O setor automobilístico pode enfrentar ajustes na carga tributária com o Imposto Seletivo, um dos três possíveis novos tributos, como explica Thulio Carvalho, advogado do Dias de Souza Advogados e especialista no tema: 

“Embora as alíquotas ainda não sejam conhecidas, o novo tributo gera apreensão no mercado. Atualmente, IPI, ICMS e PIS/COFINS representam cerca de 24,3% do preço de um veículo de passeio’’, declara. 

Ainda segundo Thulio, com o incremento do imposto seletivo sobre os automóveis, o aumento no preço final dos veículos tende a ser ainda maior. 

Efeito nos veículos novos

Naturalmente, a categoria de veículos que mais pode ser impactada pela reforma tributária são os modelos novos (0 km). 

Isso porque as regras, uma vez concluídas, incidirão sobre os modelos novos variando conforme potência, eficiência energética e reciclabilidade. 

Como já é de conhecimento público, os veículos elétricos continuariam com alíquota zerada, por terem o viés sustentável em suas produções. 

Para mais informações sobre Projetos de Lei e atualizações na Legislação de Trânsito Brasileira, fique por dentro do Garagem360, no site e no Youtube, com publicações semanais!

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Debates começam nesta terça (28)

O Grupo de Trabalho que vai analisar a proposta de regulamentação da reforma tributária, realiza, nesta terça-feira (28), as primeiras audiências públicas para debater o texto do poder executivo. 

O encontro, marcado para a manhã desta terça terá a presença de Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária, para explicar detalhes do projeto.

No segundo período de tratativas, haverá a presença de representantes da indústria e dos transportes.

Confira também: PL do “combustível do futuro” é aprovado pela Câmara, mas o que muda?

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile