Nova RAM 3500: ela é “mais” em todos os sentidos
Confira os detalhes da Nova RAM 3500. Trata-se simplesmente da picape mais luxuosa, potente e com capacidade de carga do Brasil.
O segmento de picapes de luxo acaba de ficar mais competitivo com a chegada da RAM 3500. A primeira versão disponível é a topo de linha, LongHorn, que tem preço de R$ 529 mil, veja detalhes.
RAM 350: picape de luxo acaba de ser lançada no mercado nacional e entrega um nível a mais e potência, capacidade e sofisticação
Como a própria marca anunciou em coletiva de imprensa, a nova RAM 3500 é simplesmente a topo da topo, e é difícil negar. Afinal, o modelo chega com um nível de sofisticação sem igual. Além de ser a picape com maior capacidade de carga, potencia e tamanho, disponível no mercado nacional.
Design ressalta a proposta de luxo da picape
Externamente, a Ram 3500 Limited Longhorn, versão topo de linha, se destaca por grade e rodas exclusivas e pela pintura two-tone (bicolor), com a parte superior da carroceria em Branco Pérola e com a porção inferior da cabine, arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas em Marrom Walnut.
A Nova Ram 3500 Limited Longhorn exibe o máximo da sofisticação da marca e é muito fácil e rápido perceber isso. Basta abrir a porta, subir no estribo elétrico retrátil e entrar na cabine. Imediatamente se está cercado de materiais nobres como couro Natura Plus e madeira legítima por todos os lados.
A madeira, em diferentes texturas, está presente em partes do volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel.
Também saltam aos olhos os acabamentos dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central.
Tecnologia também está embarcada na RAM 3500
O nível de recursos tecnológicos de série da Ram 3500 Limited Longhorn é mais um ponto alto. A começar pela dianteira, com os faróis Full LED Matrix direcionais, exclusivos no segmento de picapes. Essa tecnologia aumenta a visibilidade noturna em curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto.
Todas as versões da Nova Ram 3500 contam com câmera 360°, que facilita as manobras com a picape full size de mais de 6 metros de comprimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da exclusiva câmera de caçamba.
Outro destaque desde a versão Laramie é a central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas (a maior da categoria) e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones e cancelamento ativo de ruídos externos.
Versões e preços da nova RAM 3500
A picape chega ao mercado nacional em três versões: Laramie, Laramie Nigh Edtion e Limited LorgHorn. Os preços variam de R$ 484.990 e R$ 529.990.
Importante destacar que inicialmente, apenas a versão topo de linha, a LorgHorn será comercializada, enquanto a configuração de entrada e intermediária chegarão em breve. Confira o diferencial de cada versão:
Ram 3500 Laramie – R$ 484.990
Sistema multimídia Uconnect com tela de 12”; Câmera 360°; Câmera de caçamba; Retrovisor eletrocrômico; Som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer; Cancelamento ativo de ruído; Estribos laterais de porta a porta e Controle eletrônico de freio do reboque.
Além disso, a picape conta com Faróis Full LED; Comutação automática dos faróis; Controle de velocidade de cruzeiro; Monitoramento de pontos cegos; Bancos em couro e Alcântara; Console central modular com 39 litros de volume e Sobretapetes de borda elevada.
Ram 3500 Laramie Night Edition – R$ 509.990
A versão intermediária conta com todos os itens acima, além de Retrovisor interno digital; Som premium Harman Kardon de 17 alto-falantes e 1 subwoofer; Estribos elétricos; Controle adaptativo de velocidade e Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma.
Completam a configuração Sistema de permanência na faixa de rodagem; Faróis e lanternas com máscara negra; Para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria; Grade, rodas e emblemas escuros; Interior preto; Cab lights (luzes na capota, logo acima do para-brisa) e Bancos traseiros laterais aquecidos.
Ram 3500 Limited Longhorn – R$ 529.990
Por fim, a versão destaque conta com todos os itens acima (exceto acabamentos externos e internos escuros ou na cor da carroceria da Laramie Night Edition) e acrescenta Faróis Full LED Matrix (direcionais); Grade e rodas com desenho exclusivo; Ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado e Revestimento marrom e preto em couro Natura Plus.
O modelo fica ainda mais sofisticado com Acabamentos internos com madeira legítima; Tapetes especiais; Emblema da versão no console central e Opção de pintura two-tone (Branco Pérola com Marrom Walnut).
Força é com ela mesma
O coração da Ram 3500 é o icônico motor Cummins® turbo diesel de 6,7 litros em uma versão ainda mais forte. Com seis cilindros em linha, o motor despeja 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel no Brasil (são 12 cv a mais do que na Ram 2500).
O torque também surpreende, são 1.150 Nm a 1.700 rpm, número recorde no segmento (e superior em 65 Nm ao da Ram 2500).
Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio é automático de seis marchas. Um de seus pontos altos é o solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
RAM 3500: capacidade de reboque é com ela mesma
A Nova Ram 3500 tem números inigualáveis quando se fala em carga e reboque. A picape é capaz de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg. Muito à frente de qualquer outra picape vendida no Brasil. Toda essa capacidade é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque.
Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba, outra exclusividade da 3500, o compartimento de carga tem capacidade de 1.628 litros, de longe a maior da categoria. Nesta configuração, a caçamba ainda conta com tomada interna de 115v e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.