Nova RAM 1200 : o que sabemos sobre a picape média

Nova RAM 1200
Ram 3500 (Foto: Divulgam/Ram)

As picapes médias sempre fizeram sucesso aqui no Brasil. Elas podem ser práticas na hora de carregar materiais, fortes na hora de enfrentar estradas de terra e são bastante confortáveis. E parece que a RAM, marca do grupo Stellantis, irá entrar para este mercado. A nova RAM 1200 deve surgir em breve. Veja o que sabemos do veículo

Nova RAM 1200
Saiba mais sobre a nova picape média da Ram (Foto: Divulgação/Ram)

Veja tudo sobre a nova RAM 1200

A RAM é bastante conhecida por suas picapes. Por aqui, a fabricante norte-americana vende os modelos 1500, 2500 e 3500. Três modelos que são conhecidos por terem um amplo espaço interno e pela boa capacidade de carga. Mas parece que ela pretende realizar o lançamento de um modelo para concorrer em outro segmento.

Ram 2500 (Foto: Divulgam/Ram)

E o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, deu uma pista sobre a nova picape média da marca. De acordo com a publicação especializada Motor Trend, ele sugeriu que este modelo será revelado em mais três anos. Ou seja, em 2025. No entanto, a plataforma que ele usaria não teria sido definida ainda.

VEJA TAMBÉM

O grupo anunciou recentemente quatro plataformas para arquiteturas elétricas. Estamos falando da STLA Large, STLA Small, STLA Medium e STLA Frame. Esta última se trata de uma plataforma com chassi de longarinas e usada na versão elétrica do modelo 1500 que chegará em breve.

Nova RAM 1200
Teaser Ram 1500 elétrica (Foto: Divulgação/Ram)

No entanto, esta seria muito grande para a construção da Ram 1200 (como o modelo inédito deve se chamar). Quem disse isso foi Mike Koval, chefe da Ram, em entrevista à Motor Trend em fevereiro. Ou seja, esta é uma questão que a marca tratará nos próximos anos.

Vale ressaltar que o executivo também disse que a montadora entende que se trata de um segmento popular e que está crescendo. E trazendo aqui para o Brasil, ele é um dos mais importantes. Veículos assim fazem sucesso desde os anos 90. Hoje, as mais vendidas são a Toyota Hilux, a Chevrolet S10 e a Ford Ranger.

Plataforma Small Wide 4×4

Foto: Divulgação/Fiat

Existe uma grande expectativa para a chegada da nova Ram 1200. Mas seus detalhes são desconhecidos. Ainda mais envolvendo a plataforma. Como vimos acima, a plataforma STLA Frame é um pouco maior. Mas uma possível solução deve estar mais próxima que imaginarmos. Estamos falando da plataforma Small Wide 4×4.

De acordo com o site Autos Segredos, ela será a plataforma do Projeto 291 (ou Ram 1200). Esta já está sendo usada em outros carros do grupo. No entanto, ela deve contar com uma largura e um comprimento maior. Assim como foi feito no Commander.

Em fevereiro deste ano, o site informou que a fábrica do grupo Stellantis localizada em Goiana-PE, onde são fabricados os trio da Jeep (Renegade, Commander e Jeep) já estavam montando protótipos desta picape monobloco.  Visualmente, espera-se que este carro seja mais imponente que a Fiat Toro.

Nova RAM 1200
Ram 1500 (Foto: Divulgam/Ram)

Ainda não há imagens dos protótipos. A Ram 1200 chegaria para concorrer com a Ford Maverick. Com relação a motorização, duas opções estão sendo especuladas. Uma delas é um 2.0 Turbo a gasolina. Esta pode produzir 274 cv de potência e 40,8 kgfm. Enquanto isso, os modelos a diesel podem vir com o 2.2 Multijet II.

Este pode produzir mais de 200 cv de potência e 45 kgfm de torque. Claro, existe a possibilidade do veículo ser bicombustível e ter versões eletrificadas. Bom, agora nos resta esperar os próximos capítulos.

Com informações de Motor Trend/Autos Segredos/Quatro Rodas

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar