Nova picape elétrica da Ford pode ter parceria da VW; entenda
A nova picape elétrica da Ford pode compartilhar plataforma com os próximos modelos da Scout, subsidiária da Volkswagen.
A Ford já deixou claro seu objetivo de ser a líder no segmento de picape elétrica. Com isso, a marca norte-americana tem planos de lançar um novo modelo além da já conhecida F-150 Lightning. O novo produto pode usar a mesma plataforma que a Volkswagen usará nos modelos elétricos da Scout, nova subsidiária da montadora alemã que atuará no país e com foco em elétricos.
Nova picape elétrica da Ford pode usar a mesma plataforma da Scout
O segmento de picapes elétricas está crescendo ao redor do mundo. Montadoras aliam o propulsor 0 emissão de carbono aos veículos voltados para o trabalho e capacidade off-road. Umas das marcas que quer dominar esse segmento é a Ford.
A montadora norte-americana anunciou na época do lançamento da F-150 Lightning que ela não seria a única picape elétrica da marca, pelo contrário.
Um novo modelo citado pelo CEO da Ford, Jim Farley, como “totalmente novo” será desenvolvido junto com a nova geração da Lightning na linha de produção da marca no Tennesse, nos Estados Unidos, conhecida como Blue Oval City.
A linha de montagem ainda está em desenvolvimento, e os planos da empresa envolvem iniciar as atividades locais a partir de 2024.
Ainda sobre o novo produto, Farley frisou que “Este [a F-150 Lightning] não é nossa única picape. Dissemos muito claramente que queremos ser o líder em picapes elétricas”.
Dentro desse cenário, muito se especula que o novo produto da Ford tenha a plataforma compartilhada com os próximos modelos elétricos da Volkswagen, desenvolvidos através da Scout, marca que atuará no segmento de carros e picapes elétricas com foco em vendas para o mercado norte-americano.
É válido lembrar que a Ranger e a Amarok já usam a mesma base. Com isso, as duas montadoras que já possuem parceria podem reduzir custos ao desenvolver uma plataforma em comum para os próximos lançamentos elétricos.
Outro fator que auxilia para o co-desenvolvimento das picapes elétricas é que em ambos os casos os produtos tem data prevista de lançamento entre 2025 e 2026.
Scout: a marca de elétricos off-road da Volkswagen
Ainda esse ano, a montadora alemã anunciou o desenvolvimento de uma marca exclusiva para lançar carros elétricos de grande capacidade off-road, sob o nome da Scout. Arno Antlitz, CFO da Volkswagen AG disse que “A empresa que vamos estabelecer este ano será uma unidade e marca separada dentro do Grupo Volkswagen a ser gerida de forma independente.”
De acordo com o grupo Volkswagen, os primeiros protótipos devem ser revelados no próximo ano, e a produção está programada para começar em 2026.
A marca terá dois pilares principais: a expansão dos elétricos nos Estados Unidos, bem como o desenvolvimento de modelos robustos, segmento bem consolidado no país.
“Após a reviravolta bem-sucedida da Volkswagen nos EUA, agora estamos aproveitando a oportunidade para fortalecer ainda mais nossa posição em um dos mercados de crescimento mais significativos para veículos elétricos.” Afirmou Herbert Diess, CEO da Volkswagen AG.
Com informações: AutoEvolution
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.