A Ram prepara-se para ingressar no concorrido segmento das picapes médias no Brasil. O flagra do perfil @BFMS capturou protótipos da nova picape da Ram sendo transportados em cegonhas, revelando detalhes cruciais sobre seu desenvolvimento.
Nova picape da RAM é flagrada no Brasil
A grande surpresa é o DNA do novo modelo: a Ram está utilizando a plataforma da Changan Hunter, uma picape chinesa, como base para seu projeto.
Essa estratégia de compartilhamento de arquitetura não é nova para o grupo Stellantis, que já a aplicou com sucesso na Fiat Titano e na Peugeot Landtrek, ambas derivadas da Kaicene F70. A parceria estratégica de longa data entre a Stellantis e a Changan Automobile é a chave para essa colaboração.
Ao contrário da Fiat Titano, a futura picape Ram terá um foco acentuado em luxo e refinamento. Esse posicionamento segue o que já acontece no mercado chinês, onde a Hunter é uma versão profundamente reestilizada e mais sofisticada da F70.
Mesmo com a camuflagem pesada, as fotos de flagra permitem observar que a dianteira será completamente nova, com elementos de design alinhados à identidade visual robusta e imponente das outras picapes do “carneiro”.
A traseira também exibirá novidades, como lanternas em LED e o logo da Ram estampado na tampa da caçamba.
Projeção nova picape RAM – Imagem gerada por IA para o Garagem360
Desempenho e Tecnologia: Herança Robusta e Interior Premium
Embora o nome oficial da picape ainda seja um segredo bem guardado, especula-se que “Ram 1200” possa ser uma das opções, mantendo a nomenclatura da marca.
Mecanicamente, o novo modelo promete um conjunto robusto e eficiente. Ele herdará o motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros da Rampage, entregando 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. O conjunto inclui ainda câmbio automático de oito marchas, freios a disco nas quatro rodas, tração 4×4 sob demanda, freio de estacionamento eletrônico e um pacote aprimorado de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
Por ser um produto posicionado no segmento de luxo, a picape Ram deve incorporar um arsenal ainda maior de equipamentos de conforto, tecnologia e segurança.
A cabine, que também será derivada da Changan Hunter, promete um interior premium. Detalhes incluem painel central com acabamento suave ao toque, forrações internas de portas refinadas, bancos mais confortáveis e uma impressionante régua flutuante que integra o quadro de instrumentos e a central multimídia, ambos em telas digitais de 12 polegadas.
O lançamento da nova picape média da Ram no mercado brasileiro está previsto para 2027. Toda a produção será concentrada na Argentina, na mesma linha de montagem da Fiat Titano. A Stellantis está investindo R$ 2 bilhões na planta de Córdoba, com o objetivo de transformá-la em um “verdadeiro centro regional de picapes”.
Com essa nova aposta, a Ram mira em todas as faixas do segmento de picapes médias, posicionando-se para competir diretamente com líderes de mercado como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, desde as versões de entrada até as configurações mais sofisticadas.
Qual a sua expectativa para a chegada dessa nova picape média da Ram com DNA chinês e foco em luxo? Você acredita que ela será um forte competidor no mercado brasileiro? Deixe seu comentário e participe do debate!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.