Nova picape da Kia pode ser feita no Mercosul; entenda a história
Uma nova picape da Kia deve ser lançada em breve. Ela concorrerá com a Toyota Hilux e será movida a diesel. Veja mais detalhes aqui!
Um dos mercados mais disputados em todo o mundo são o das picapes. Diversas marcas, como Nissan e Toyota, apostam em modelos deste tipo. E a Kia deve entrar neste mundo em breve. No caso, a montadora planeja lançar dois modelos deste tipo. Só que a nova picape da Kia que falaremos hoje concorrerá com a Toyota Hilux e será movida a diesel.
Tudo sobre a nova picape da Kia
A informação é do site especializado Cars Guide. De acordo com o portal australiano, a chegada deste veículo foi apontada em um relatório. Ele seria preparado para ser vendido em mercados emergentes, como a África do Sul e locais do Sudeste Asiático. Como foi dito acima, esta picape da Kia teria um porte médio.
Ou seja, concorreria com Toyota Hilux e entre outros modelos. Esta notícia surge logo após a marca anunciar o lançamento de novos carros elétricos até o ano de 2027. E dois destes veículos seriam picapes. De acordo com fontes do site Automotive Business, um deles seriam um veículo elétrico “dedicado” que pode ser feito sobre a plataforma E-GMP.
Este teria um modelo full-size (como a Chevrolet Silverado). Agora, a nova picape da Kia que terá tamanho médio virá com uma arquitetura conhecida como body-on-frame com diversas opções de motores. Isso faria com que a empresa da Coreia do Sul investisse em um carro com motores a combustão neste primeiro momento.
A troca para um sistema elétrico nestes mercados emergentes aconteceria em um outro momento. O novo modelo seria cabine dupla.
Pensando em lugares onde ela seria fabricada, o site Notícias Automotivas entende que, caso seja lançada, esta nova picape da Kia pode ser produzida na Coreia do Sul, na América do Norte, na África e em países do Mercosul (Uruguai ou Argentina).
Lembrando que a chegada deste carro ainda se trata de uma especulação. Não há informações oficiais sobre o assunto. Lembrando que a irmã da Kia, a Hyundai, já colocou a venda sua picape Santa Cruz. Esta está sendo produzida sobre a mesma plataforma do Tucson e está sendo especulada para vir ao Brasil em breve.
Rumo a eletrificação da linha
O mercado de carros elétricos vem crescendo em várias partes do mundo. E já faz um tempo que as montadoras vem divulgando suas estratégias para o futuro. A Kia não ficou para traz e também mostrou quais são seus planos para os próximos anos.
Como dissemos acima, ela irá lançar 14 novos carros elétricos até o ano de 2027. Dentre eles, o modelo de produção que se baseará no conceito EV9. Para atingir esta meta, serão investidos 23 bilhões de dólares. Ela ainda espera que os números das vendas anuais cresça até 2030. Aqui, a estimativa é de quatro milhões de unidades comercializadas.
Esta incluirá 1.2 milhões de unidades de carros elétricos movidos a bateria. Este número é maior que a estimativa anterior. Agora, com relação a proporção de carros vendidos, espera-se que, 52% das vendas mundiais da montadora sejam de “veículos ecologicamente corretos”.
Ainda neste assunto, dentre todos os veículos vendidos em certas regiões (como China, Europa, Coreia do Sul e América do Norte), 78% estarão equipados com algum tipo de eletrificação. Neste caso, estamos falando de carros híbridos, com sistema Plug-in Hybrid e 100% elétricos.
Com informações de Cars Guide/Automotive Business/Notícias Automotivas
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.