Nova motocicleta elétrica muda de tamanho conforme necessidade

Vários avanços estão acontecendo e um, em especial, chama a atenção: uma motocicleta elétrica que muda de tamanho

O mercado de eletrificados vem ganhando cada vez mais espaço no mundo automotivo mundial. Vários avanços estão acontecendo e um, em especial, chama a atenção: uma motocicleta elétrica que muda de tamanho conforme necessidade.

Motocicleta elétrica promete revolucionar mercado

(Foto: Divulgação)

Uma nova motocicleta está sendo desenvolvida pelo designer industrial Zhengxuan Xie. O projeto faz parte da graduação de Zhengxuan no Royal College of Art, em Londres.

O que mais chama atenção no projeto é a capacidade da motocicleta de se ajustar para o tamanho de todos os pilotos, o que pode ser chamado de conceito “Power Inside”.

Batizada de Athena, a motocicleta elétrica pode mudar seu formato e se adaptar para qualquer tamanho do piloto, alterando altura do assento e demais dimensões.

Zhengxuan explica que a altura do assento de uma motocicleta é uma das maiores dificuldades para quem necessita ter uma moto.

Pessoas mais baixas, por exemplo, podem ser beneficiadas com esse novo conceito, pois o condutor teria a capacidade para decidir as dimensões da moto, desde que esteja dentro das possibilidades de ajuste.

Apesar de ser um projeto para o futuro, a ideia chamou a atenção do mercado de motocicletas pelo mundo inteiro. Além disso, Zhengxuan disse que a motocicleta também pode ser uma máquina poderosa.

O designer prevê que a motocicleta elétrica seria alimentada com uma bateria de 17,7 kWh com capacidade de 51 miliamperes, podendo fornecer até 348 volts de energia para o motor.

Outro fator interessante sobre a motocicleta Athena é que ela expressa funções e estruturas visualmente, o que significa que detalhes como desempenho da bateria, posição do radiador ou para-lamas são exibidos nas partes da carroceria da moto por meio de gráficos.

“O material translúcido permite que os usuários sintam a força do contorno externo do veículo à distância e, quando você se aproxima dele, pode ver a estrutura mecânica dentro do veículo ainda mais, para sentir a potência dentro do veículo, que também é continuação do ‘poder interno’ na personalidade do usuário”, diz o designer Zhengxuan Xie.

(Foto: Divulgação)

Mercado de motos elétricas pelo mundo

O mercado de motocicletas elétricas vem conquistando cada vez mais espaços no mundo todo.

Aqui no Brasil, por exemplo, vendas de motos elétricas tiveram um grande crescimento em 2022.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) foram emplacadas 7.200 motos e scooters movidos a eletricidade no ano passado. Este número representa um aumento de 346% em relação a 2021.

Outro fator de destaque nos últimos meses aconteceu na República da Uganda, país do continente africano.

O governo local assinou um acordo com a empresa de mobilidade elétrica, Spiro, que irá distribuir 140 mil motos elétricas no mercado do país durante os cinco anos previstos pelo contrato.

Além disso, irá implantar mais de 3 mil estações para recarga e troca de baterias em todo o país africano.

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile