Nova Montana 2024 será revelada esta semana; veja o que já sabemos

A Chevrolet irá abrir a pré-venda da nova Montana 2024 no dia 1º de dezembro; saiba estimativa de preços, versões e mais sobre a picape

Um dos carros mais aguardados para 2023 será revelado por completo ainda em 2022. A nova Montana 2024 terá a pré-venda iniciada já nesta quinta-feira, 1º de dezembro, quando as primeiras imagens oficiais da picape serão divulgadas pela Chevrolet. Veja a seguir tudo o que já sabemos sobre a nova geração da picape.

4 versões e opção única de motor para a nova Montana 2024

Das duas gerações anteriores, a nova Montana 2024 irá preservar apenas o nome. A terceira linhagem da picape terá carroceria de cabine dupla e porte intermediário, ficando posicionada entre as picapes compactas (como Fiat Strada e VW Saveiro) e as médias (como Chevrolet S10 e Toyota Hilux).

A proposta do novo utilitário da Chevrolet será semelhante à de Renault Oroch e Fiat Toro, que possuem construção do tipo monobloco (em vez de carroceria sobre chassi de longarinas) e suspensão traseira independente multibraço (conhecida como multilink). No caso da Montana, por conta de custos, o conjunto traseiro será por eixo de torção.

Nova Montana terá 4 versões e única opção de motorização (Foto: Divulgação/GM)

O ponto de partida para a Montana 2024 é a plataforma global GEM, já utilizada pelos modelos Onix, Onix Plus e Tracker – SUV que surpreendeu na avaliação do Latin NCap. Por conta do uso da mesma base, são esperados equipamentos já presentes nestes modelos, como seis airbags, alerta de pontos cegos, sistema de estacionamento automático e frenagem autônoma de emergência (Tracker), entre outros. 

Dados oficiais obtidos pelo Garagem360 revelam que a nova geração da Montana tem quatro versões já homologadas para vendas no Brasil: 1.2 turbo manual, 1.2 turbo LT manual, 1.2 turbo LTZ automática e 1.2 turbo Premier automática.

Mecânica de Tracker

A motorização da nova Montana 2024 será compartilhada com o Tracker, que traz opção de motor 1.2 turbo flex de 133/132 cv (E/G) e câmbio automático de seis marchas. Para a picape, as configurações de entrada terão o mesmo motor acoplado ao câmbio manual de seis marchas. 

Os números finais de potência e torque podem mudar na picape, uma vez que, de acordo com a General Motors, o conjunto mecânico da picape terá calibração específica. Uma das razões para isso pode estar na capacidade de carga, que deverá superar a do Tracker com o objetivo de se aproximar da oferecida pela Toro (que alcança 750 kg de carga útil nas versões flex).

Picape de cabine dupla terá construção monobloco, como Toro e Oroch (Foto: Divulgação/GM)

Como será o estilo da Montana 2024?

Os esboços já revelados pela General Motors mostram que as linhas da dianteira remetem ao novo Trailblazer estadunidense, um SUV de estrutura monobloco totalmente diferente do Trailblazer nacional – que é derivado da S10. Isso inclui faróis bipartidos, com arranjo em “andares”.

A coluna dianteira (do para-brisa) possui acabamento na cor preta, tom que aparece também em um friso na base da coluna traseira. Na seção posterior, as lanternas terão formato quadrangular e serão unidas por uma barra escurecida. A tampa da caçamba trará ainda a inscrição ‘Chevrolet’ por extenso, em baixo relevo. 

Por falar em caçamba, a GM promete que o compartimento terá um inédito sistema de vedação contra poeira e umidade. O objetivo, nas palavras da marca, é tornar a caçamba da nova Montana em um ‘porta-malas gigante’.

Chevrolet promete sistema inédito de vedação da caçamba contra poeira e umidade (Foto: Divulgação/GM)

Cabine terá nova central multimídia

Do lado de dentro, muitos elementos deverão ser compartilhados com o Tracker, como bancos, quadro de instrumentos, alavancas de câmbio e volante. O que já foi confirmado oficialmente pela General Motors é que a picape terá uma nova disposição da central multimídia MyLink

Na prática, a tela deverá trazer nova moldura integrada ao quadro de instrumentos e novo arranjo dos botões físicos – como o de ajuste de volume. São esperadas as tecnologias já presentes em outros modelos da Chevrolet, como espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem fio e conectividade Wi-Fi via internet 4G embarcada.

Teaser da traseira revela elemento de ligação entre as lanternas da Montana 2024 (Foto: Divulgação/GM)

Faixa de preço da nova Montana

Os preços oficiais da nova Chevrolet Montana 2024 deverão ser revelados nesta quinta–feira (1º), no site da pré-venda da picape. Tomando por base as gamas de Oroch (R$ 113.600 a R$ 145.700) e Toro flex (R$ 143.550 a R$ 169.500), a expectativa é que a nova Montana estreie com preços estimados na faixa entre R$ 115 mil e R$ 155 mil.

Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

wpDiscuz
Sair da versão mobile