Nova modalidade da 99 permite “negociação” entre motorista e passageiro; entenda

A nova modalidade da 99 vai permitir que motorista e passageiro negociem o valor da corrida. Entenda como deve funcionar.

Como forma de criar um diferencial de mercado, atender demandas específicas e baratear as corridas a 99, uma das maiores empresas de transporte por aplicativo, lança ferramenta interessante para o mercado. A nova modalidade da 99, a 99Negocia, como o nome sugere, permite a negociação de tarifas entre passageiro e motorista. 

Nova modalidade da 99 permite negociar os preços das corridas. Foto: Divulgação

A nova modalidade da 99 – alternativa flexível para clientes e motoristas 

A ideia é simples: a plataforma sugere uma tarifa para a corrida, o cliente aprova ou define um valor menor ou maior, conforme suas necessidades. O motorista pode atender prontamente ou fazer uma contraproposta de preços, se preferir. Se não for feito um acordo, o passageiro pode buscar outro carro.  

O serviço 99Negocia pode ser uma alternativa interessante para quem está disposto a pagar menos ou esperar mais tempo pelo motorista. Por exemplo, se o passageiro não tem pressa, pode oferecer um valor abaixo do sugerido pela 99 e esperar que algum motorista aceite a corrida.

Por outro lado, se o horário para chegar ao destino está apertado e não há disponibilidade de motoristas na região, o passageiro pode oferecer uma tarifa maior como forma de incentivar os motoristas a aceitarem a sua corrida.

“Por mais que a empresa invista forte em tecnologia para oferecer uma precificação justa, sempre há passageiros mais sensíveis ao preço ou ao tempo de espera”, diz Leonardo Japur, diretor de estratégia e novas categorias da 99.

O 99Negocia ainda está em fase de testes, mas já está disponível em 196 cidades e pode expandir para outras 36 nas próximas semanas. 

Motorista também podem negociar os preços. Foto: Freepik

Indrive atua com modalidade semelhante

O modelo de “ofertas em tempo real” do InDrive permite que o passageiro solicite uma corrida que atenda às suas necessidades, como preço e rota. Em resposta, o motorista decide se aquele valor também atende suas necessidades ou negocia um valor melhor, conforme sua disponibilidade, localização e outros fatores.

O Indrive foi fundado em 2013 como uma alternativa ao Uber e outros apps de transporte. A ideia central é desenvolver uma plataforma que colocasse o poder nas mãos dos usuários e motoristas, permitindo a negociação direta. 

Mais flexível, a plataforma ainda permite carros mais antigos (fabricados a partir de 2009). Enquanto no Uber, o máximo é de 10 anos de fabricação. 

De acordo com a Indriver, a plataforma já está presente em 614 cidades do mundo, em 47 países diferentes. Desde sua criação, foram 2 bilhões de viagens e 175 milhões de apps instalados. A empresa chegou no Brasil em 2018 e está presente nos seguintes municípios:

  • Anápolis (GO)
  • Aracaju (SE)
  • Belém (PA)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Boa Vista (RR)
  • Brasília (DF)
  • Campo Grande (MS)
  • Caruaru (PE)
  • Cuiabá (MT)
  • Curitiba (PR)
  • Feira de Santana (BA)
  • Florianópolis (SC)
  • Fortaleza (CE)
  • Goiânia (GO)
  • João Pessoa (PB)
  • Juiz de Fora (MG)
  • Londrina (PR)
  • Macapá (AP)
  • Manaus (AM)
  • Natal (RN)
  • Palmas (TO)
  • Pelotas (RS)
  • Porto Alegre (RS)
  • Porto Velho (RO)
  • Recife (PE)
  • Ribeirão Preto (SP)
  • Ribeirão Preto (SP)
  • Rio Branco (AC)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Salvador (BA)
  • Santos (SP)
  • São José do Rio Preto (SP)
  • São José dos Campos (SP)
  • São Luís (MA)
  • São Paulo (SP)
  • Sorocaba (SP)
  • Teresina (PI)
  • Vitória (ES)

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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