Nova medida entrará em vigor em 2025 e exigirá adaptação das fabricantes de automóveis

O Proconve L8 é uma nova medida que exigirá atenção redobrada por parte dos fabricantes de automóveis. Logo abaixo, o Garagem360 explica essa mudança com mais detalhes. Acompanhe!

Foto: reprodução/internet

O que é o Proconve L8?

O Proconve é a sigla do Programa de Controle de Emissões Veiculares, que foi criada nos anos 1990. Até o momento, ela está em sua sétima etapa no Brasil e, ano que vem, chegará a L8, ou seja, oitava fase. Essa legislação, aliás, é equivalente ao programa europeu de emissões Euro 6.

Leia também:

Quando entra em vigor o Proconve L8? 

A implementação do programa acontecerá em 2025. Ela será distribuída em três ciclos. O 1º será entre 2025 e 2026. Já entre 2027 e 2028, as medidas serão mais rígidas, enquanto a partir de 2029, serão mais restritivas. 

Qual é o objetivo do Proconve L8? 

A proposta principal é diminuir o máximo de emissões para 50 mg/km de de Nmog + Nox (gases orgânicos não metanos + óxidos de nitrogênio) para veículos de passeio. Atualmente, o L7 tem um teto de 80 mg/km. 

Entenda as diferenças entre o Proconve L7 e L8

Além da quantidade de emissão, a principal diferença entre os dois projetos está justamente no cálculo. A legislação atual conta por unidade comercializada. A seguinte levará em consideração a média da frota. 

Em outras palavras, veículos com índices mais baixos de emissão podem compensar os automóveis que excedem o limite. 

De acordo com especialistas no assunto, a saída para as montadoras será desenvolver veículos eletrificados, pois, assim, será mais fácil cumprir as metas estabelecidas. Diante desse cenário, muitas montadoras já estão se mexendo. É o caso da Fiat que já anunciou que o Pulse e Fastback serão os seus primeiros híbridos.

SUVs híbridos da Fiat, Pulse e Fastback, chegam em novembro – Foto: Divulgação

Além disso, a Hyundai antecipou as alterações no motor 1.0 turbo. Num primeiro momento, eles seriam aplicados apenas ao Creta, mas também serão implementados na família HB20

Entre as principais alterações, o Garagem360 destaca a inclusão de uma bomba de óleo eletrônica controlada pela ECU, uma válvula termostática eletrônica e maior controle do fluxo de lubrificação

Quais serão as outras medidas que as empresas devem adotar para o Proconve L8?

Foto: divulgação

 

O catalisador automotivo, que está nos veículos brasileiros desde o final da décadade 1990, será essencial na redução dos gases poluentes.

“A parte interna do catalisador, suportado em um substrato cerâmico ou metálico,  é composta por um revestimento de óxidos e metais nobres, como platina, paládio e ródio. Quando os gases produzidos durante a queima do combustível entram em contato com esses metais, reações químicas acontecem, transformando-os em gases inofensivos e água, que são lançados na atmosfera pelo escapamento. Esse número de conversão pode chegar até 98%”, destaca Miguel Zoca, Gerente Sênior de Aplicação do Produto da unidade de catálise da Umicore no Brasil.

Para ajudar as fabricantes no cumprimento das normas, a Umicore, uma das maiores fabricantes de catalisadores do mundo, implementou alterações na tecnologia do catalisador. 

“Neste componente, novas tecnologias de washcoat (mistura de óxidos de alumínio, zircônio e terras raras) foram implementadas e cargas de metais preciosos foram otimizadas”, conta Zoca. “Em alguns casos, um catalisador extra é acoplado nos veículos”.

E você, o que achou das exigências do Proconve L8? Comente!

Leia também: Toyota anuncia a produção de 2 novos carros híbridos flex

Fechar
Sair da versão mobile