O Proconve L8 é uma nova medida que exigirá atenção redobrada por parte dos fabricantes de automóveis. Logo abaixo, o Garagem360 explica essa mudança com mais detalhes. Acompanhe!
O que é o Proconve L8?
O Proconve é a sigla do Programa de Controle de Emissões Veiculares, que foi criada nos anos 1990. Até o momento, ela está em sua sétima etapa no Brasil e, ano que vem, chegará a L8, ou seja, oitava fase. Essa legislação, aliás, é equivalente ao programa europeu de emissões Euro 6.
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Quando entra em vigor o Proconve L8?
A implementação do programa acontecerá em 2025. Ela será distribuída em três ciclos. O 1º será entre 2025 e 2026. Já entre 2027 e 2028, as medidas serão mais rígidas, enquanto a partir de 2029, serão mais restritivas.
Qual é o objetivo do Proconve L8?
A proposta principal é diminuir o máximo de emissões para 50 mg/km de de Nmog + Nox (gases orgânicos não metanos + óxidos de nitrogênio) para veículos de passeio. Atualmente, o L7 tem um teto de 80 mg/km.
Entenda as diferenças entre o Proconve L7 e L8
Além da quantidade de emissão, a principal diferença entre os dois projetos está justamente no cálculo. A legislação atual conta por unidade comercializada. A seguinte levará em consideração a média da frota.
Em outras palavras, veículos com índices mais baixos de emissão podem compensar os automóveis que excedem o limite.
De acordo com especialistas no assunto, a saída para as montadoras será desenvolver veículos eletrificados, pois, assim, será mais fácil cumprir as metas estabelecidas. Diante desse cenário, muitas montadoras já estão se mexendo. É o caso da Fiat que já anunciou que o Pulse e Fastback serão os seus primeiros híbridos.
Além disso, a Hyundai antecipou as alterações no motor 1.0 turbo. Num primeiro momento, eles seriam aplicados apenas ao Creta, mas também serão implementados na família HB20.
Entre as principais alterações, o Garagem360 destaca a inclusão de uma bomba de óleo eletrônica controlada pela ECU, uma válvula termostática eletrônica e maior controle do fluxo de lubrificação
Quais serão as outras medidas que as empresas devem adotar para o Proconve L8?
O catalisador automotivo, que está nos veículos brasileiros desde o final da décadade 1990, será essencial na redução dos gases poluentes.
“A parte interna do catalisador, suportado em um substrato cerâmico ou metálico, é composta por um revestimento de óxidos e metais nobres, como platina, paládio e ródio. Quando os gases produzidos durante a queima do combustível entram em contato com esses metais, reações químicas acontecem, transformando-os em gases inofensivos e água, que são lançados na atmosfera pelo escapamento. Esse número de conversão pode chegar até 98%”, destaca Miguel Zoca, Gerente Sênior de Aplicação do Produto da unidade de catálise da Umicore no Brasil.
Para ajudar as fabricantes no cumprimento das normas, a Umicore, uma das maiores fabricantes de catalisadores do mundo, implementou alterações na tecnologia do catalisador.
“Neste componente, novas tecnologias de washcoat (mistura de óxidos de alumínio, zircônio e terras raras) foram implementadas e cargas de metais preciosos foram otimizadas”, conta Zoca. “Em alguns casos, um catalisador extra é acoplado nos veículos”.
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