Nova linha de caminhões Mercedes-Benz reduz emissões e consumo; veja
A Mercedes-Benz do Brasil apresentou sua nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs, que chegará ao mercado a partir de 2023 com motores compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6.
Para atender a essa nova legislação, que entra em vigor no Brasil a partir de 2023 para veículos pesados, com menos impacto de emissões de poluentes ao meio ambiente, a marca introduz no mercado sua exclusiva tecnologia BlueTec 6, desenvolvida e amplamente testada dentro da realidade do transporte brasileiro.
Saiba mais sobre a nova linha de caminhões Mercedes-Benz
O vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, destaca que todos os caminhões do novo portfólio asseguram redução de 80% nas emissões de óxidos de nitrogênio e menos 50% nas de material particulado em relação ao Proconve P7 (equivalente ao Euro 5).
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“Além da redução nas emissões de poluentes, contribuindo para a proteção ambiental e melhoria da qualidade do ar, trazemos novidades que resultam em economia no consumo de combustível, redução de custos operacionais, mais segurança nas estradas e mais conforto. Dessa forma, asseguramos eficiência e rentabilidade para os clientes, com mais produtividade e bem-estar a bordo para os motoristas”.
A tecnologia BlueTec 6 traz novas faixas de potência e torque para as famílias de motores Mercedes-Benz OM 924 LA e OM 926 LA (aplicados a caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados off-road), OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA (extrapesados on e off-road).
Linha traz nova transmissão automatizada PowerShift Advanced
O desempenho dos motores Mercedes-Benz Euro 6 é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. A marca alemã explica:
“Mais eficiente, possui o comando de embreagem otimizado, com maior inteligência, proporcionando uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem. Isso permite trocas de marchas mais rápidas e precisas, além de melhor sensibilidade do pedal do acelerador, facilitando as manobras e arrancadas, tornando-as mais confortáveis e evitando eventuais trancos na transmissão do caminhão.”
Tecnologia foi desenvolvida e amplamente testada no Brasil
As novas versões dos motores Euro 6 foram desenvolvidas no País, sendo amplamente testadas em bancos de provas do Laboratório de Emissões na fábrica de São Bernardo do Campo-SP, no Campo de Provas de Iracemápolis-SP e ainda em ruas e estradas.
Para se ter uma ideia do avanço da tecnologia e os benefícios para a qualidade do ar, o volume de óxidos de nitrogênio (NOx) que apenas um veículo emitia em 1990, época do Proconve P2, é equivalente ao total de 55 caminhões no Proconve P8. No que se refere a material particulado (MP), o que um caminhão emitia no P2 é o mesmo de 135 veículos no P8. Para isso, é obrigatório o uso de diesel S10 e ARLA 32.
Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas e nas ruas, além de 20.000 horas de testes de durabilidade em bancos de prova, com cerca de 250 protótipos de motores.
Conheça os modelos da linha 2023 de caminhões Mercedes-Benz
Além da compatibilidade ambiental e do atendimento à legislação de emissões, a tecnologia BlueTec 6 proporciona aos clientes os benefícios da redução de custos operacionais. O consumo de óleo lubrificante, por exemplo, é de 10% a 15% menor, com intervalos de trocas de óleo similares aos dos caminhões atuais Proconve P7 (Euro 5).
Outra vantagem para os clientes da marca é a intercambiabilidade de peças e componentes entre modelos da mesma família de caminhões. A Mercedes-Benz destaca ainda a facilidade de manutenção, “com os mecânicos já bastante familiarizados com os veículos e os motores, que trazem apenas as novidades do sistema de pós-tratamento da tecnologia BlueTec 6, o que será assimilado com treinamentos oferecidos pela marca”.
Mercedes-Benz Accelo
A linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo Euro 6 chega ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 e Accelo 1017 e o médio Accelo 1317 6×2. Eles são equipados com um motor mais robusto, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros.
Além disso, os caminhões Accelo são indicados para viagens intermunicipais e transporte em áreas rurais, além de curtas distâncias rodoviárias.
O trem de força é um diferencial de mercado do Accelo. O motor Euro 6, sem a válvula EGR, preserva a robustez já conhecida pelos clientes. O mesmo se aplica ao novo câmbio Mercedes-Benz G70 de seis marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo.
Além de propiciar mais conforto ao condutor do veículo, o novo câmbio exige menor esforço do motorista e assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de marcha.
Mercedes-Benz Atego
Além de atender aos limites de emissões da norma Proconve P8, a linha Atego 2023 traz aumento de potência para os motores OM 926 LA de seis cilindros, oferecendo agora versões de 260, 286 e 321 cavalos.
Isso traz mudança de denominação para os modelos Atego 1733 (atual 1730), Atego 2429 6×2 (atual 2426), Atego 2433 6×2 (2430) e Atego 3033 8×2 (substitui o 3026 e o 3030 8×2). O motor OM 924 LA de quatro cilindros segue com potência de 185 cavalos.
Além de acentuar sua versatilidade de uso, a nova linha Atego ganha novas tecnologias para maior economia, conforto e segurança. Os novos câmbios PowerShift Advanced G140 de oito marchas e G211, de 12 marchas, são itens de série nos modelos 6×2 e 8×2, resultando menor consumo de combustível e maior conforto na direção. Para os modelos com câmbio manual, existe ainda o benefício da trambulação a cabo, que exige menor esforço do motorista.
Os caminhões Atego 1419 e 1719 4×2 passam a ser equipados com o novo câmbio manual G90 de seis marchas e com eixo traseiro Meritor 23.245 de 2 velocidades.
Mercedes-Benz Actros
O Mercedes-Benz Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro da marca, traz novidades para atendimento ao Proconve P8. O portfólio desta família de extrapesados on-road e mix-road amplia o leque de opções para oferecer novas soluções para os clientes.
O primeiro grande destaque é o lançamento de uma nova cabine para a linha Actros – a Space, versão mais econômica, com suspensão metálica e painel analógico. Com o modelo, o cliente passa então a contar com duas opções de cabine. Dessa forma, o Actros passa a atender mais aplicações, como cegonheiros e operações em docas mais baixas de centrais de distribuição, por exemplo.
Mercedes-Benz Arocs
O caminhão extrapesado Mercedes-Benz Arocs, basculante 8×4 lançado em outubro do ano passado, alcançou sucesso nas severas atividades fora de estrada da mineração. Agora, com a linha 2023, o elevado patamar de força, robustez e produtividade se estende a uma família de veículos off-road, que ganha dois novos modelos: Arocs 3351 6×4 versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico e Arocs 4151 6×4 Basculante.
O motor é o OM 460 LA, agora com potência de 495 cv, atendendo ao Proconve P8 (Euro 6).