Nova linha de caminhões Mercedes-Benz reduz emissões e consumo; veja

A nova linha de caminhões Mercedes-Benz chega ao mercado em 2023 com motores compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6. 

A Mercedes-Benz do Brasil apresentou sua nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs, que chegará ao mercado a partir de 2023 com motores compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6. 

Para atender a essa nova legislação, que entra em vigor no Brasil a partir de 2023 para veículos pesados, com menos impacto de emissões de poluentes ao meio ambiente, a marca introduz no mercado sua exclusiva tecnologia BlueTec 6, desenvolvida e amplamente testada dentro da realidade do transporte brasileiro.

Saiba mais sobre a nova linha de caminhões Mercedes-Benz

O vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, destaca que todos os caminhões do novo portfólio asseguram redução de 80% nas emissões de óxidos de nitrogênio e menos 50% nas de material particulado em relação ao Proconve P7 (equivalente ao Euro 5). 

“Além da redução nas emissões de poluentes, contribuindo para a proteção ambiental e melhoria da qualidade do ar, trazemos novidades que resultam em economia no consumo de combustível, redução de custos operacionais, mais segurança nas estradas e mais conforto. Dessa forma, asseguramos eficiência e rentabilidade para os clientes, com mais produtividade e bem-estar a bordo para os motoristas”.

A tecnologia BlueTec 6 traz novas faixas de potência e torque para as famílias de motores Mercedes-Benz OM 924 LA e OM 926 LA (aplicados a caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados off-road), OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA (extrapesados on e off-road).

Linha traz nova transmissão automatizada PowerShift Advanced

O desempenho dos motores Mercedes-Benz Euro 6 é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. A marca alemã explica:

“Mais eficiente, possui o comando de embreagem otimizado, com maior inteligência, proporcionando uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem. Isso permite trocas de marchas mais rápidas e precisas, além de melhor sensibilidade do pedal do acelerador, facilitando as manobras e arrancadas, tornando-as mais confortáveis e evitando eventuais trancos na transmissão do caminhão.”

Tecnologia foi desenvolvida e amplamente testada no Brasil

As novas versões dos motores Euro 6 foram desenvolvidas no País, sendo amplamente testadas em bancos de provas do Laboratório de Emissões na fábrica de São Bernardo do Campo-SP, no Campo de Provas de Iracemápolis-SP e ainda em ruas e estradas.

Para se ter uma ideia do avanço da tecnologia e os benefícios para a qualidade do ar, o volume de óxidos de nitrogênio (NOx) que apenas um veículo emitia em 1990, época do Proconve P2, é equivalente ao total de 55 caminhões no Proconve P8. No que se refere a material particulado (MP), o que um caminhão emitia no P2 é o mesmo de 135 veículos no P8. Para isso, é obrigatório o uso de diesel S10 e ARLA 32.

Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas e nas ruas, além de 20.000 horas de testes de durabilidade em bancos de prova, com cerca de 250 protótipos de motores.

Conheça os modelos da linha 2023 de caminhões Mercedes-Benz

Além da compatibilidade ambiental e do atendimento à legislação de emissões, a tecnologia BlueTec 6 proporciona aos clientes os benefícios da redução de custos operacionais. O consumo de óleo lubrificante, por exemplo, é de 10% a 15% menor, com intervalos de trocas de óleo similares aos dos caminhões atuais Proconve P7 (Euro 5).

Outra vantagem para os clientes da marca é a intercambiabilidade de peças e componentes entre modelos da mesma família de caminhões. A Mercedes-Benz  destaca ainda a facilidade de manutenção, “com os mecânicos já bastante familiarizados com os veículos e os motores, que trazem apenas as novidades do sistema de pós-tratamento da tecnologia BlueTec 6, o que será assimilado com treinamentos oferecidos pela marca”.

Mercedes-Benz Accelo

Mercedes-Benz Accelo (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

A linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo Euro 6 chega ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 e Accelo 1017 e o médio Accelo 1317 6×2. Eles são equipados com um motor mais robusto, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. 

Além disso, os caminhões Accelo são indicados para viagens intermunicipais e transporte em áreas rurais, além de curtas distâncias rodoviárias.

O trem de força é um diferencial de mercado do Accelo. O motor Euro 6, sem a válvula EGR, preserva a robustez já conhecida pelos clientes. O mesmo se aplica ao novo câmbio Mercedes-Benz G70 de seis marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo. 

Além de propiciar mais conforto ao condutor do veículo, o novo câmbio exige menor esforço do motorista e assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de marcha.

Mercedes-Benz Atego

Mercedes-Benz Atego (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Além de atender aos limites de emissões da norma Proconve P8, a linha Atego 2023 traz aumento de potência para os motores OM 926 LA de seis cilindros, oferecendo agora versões de 260, 286 e 321 cavalos. 

Isso traz mudança de denominação para os modelos Atego 1733 (atual 1730), Atego 2429 6×2 (atual 2426), Atego 2433 6×2 (2430) e Atego 3033 8×2 (substitui o 3026 e o 3030 8×2). O motor OM 924 LA de quatro cilindros segue com potência de 185 cavalos.

Além de acentuar sua versatilidade de uso, a nova linha Atego ganha novas tecnologias para maior economia, conforto e segurança. Os novos câmbios PowerShift Advanced G140 de oito marchas e G211, de 12 marchas, são itens de série nos modelos 6×2 e 8×2, resultando menor consumo de combustível e maior conforto na direção. Para os modelos com câmbio manual, existe ainda o benefício da trambulação a cabo, que exige menor esforço do motorista.

Os caminhões Atego 1419 e 1719 4×2 passam a ser equipados com o novo câmbio manual G90 de seis marchas e com eixo traseiro Meritor 23.245 de 2 velocidades.

Mercedes-Benz Actros

Mercedes-Benz Actros (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

O Mercedes-Benz Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro da marca, traz novidades para atendimento ao Proconve P8. O portfólio desta família de extrapesados on-road e mix-road amplia o leque de opções para oferecer novas soluções para os clientes.

O primeiro grande destaque é o lançamento de uma nova cabine para a linha Actros – a Space, versão mais econômica, com suspensão metálica e painel analógico. Com o modelo, o cliente passa então a contar com duas opções de cabine. Dessa forma, o Actros passa a atender mais aplicações, como cegonheiros e operações em docas mais baixas de centrais de distribuição, por exemplo.

Mercedes-Benz Arocs

Mercedes-Benz Arocs (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

O caminhão extrapesado Mercedes-Benz Arocs, basculante 8×4 lançado em outubro do ano passado, alcançou sucesso nas severas atividades fora de estrada da mineração. Agora, com a linha 2023, o elevado patamar de força, robustez e produtividade se estende a uma família de veículos off-road, que ganha dois novos modelos: Arocs 3351 6×4 versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico e Arocs 4151 6×4 Basculante.

O motor é o OM 460 LA, agora com potência de 495 cv, atendendo ao Proconve P8 (Euro 6).

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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