Atenção: nova lei vai permitir que bancos tomem carros financiados sem juiz: entenda

Nova lei permite que bancos retomem carros financiados sem processo judicial. Descubra como vai funcionar e o que muda para você

Tem carro financiado? Então é bom ficar esperto! Uma nova lei vai permitir que bancos tomem carros financiados sem precisar de decisão judicial. Com a medida recente, veículos financiados podem ser retomados de forma extrajudicial em casos de inadimplência, desde que essa possibilidade esteja prevista no contrato. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais.

Lei vai permitir que bancos tomem carros financiados: como funciona?

Uma nova medida foi oficializada por meio do Provimento 196/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Resolução 1.018/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), onde veículos financiados poderão ser tomados de forma extrajudicial caso haja parcelas em atraso.

lei vai permitir que bancos tomem carros financiados

Foto: Freepik

Atualmente, a retomada extrajudicial do veículo só acontece quando há atraso no pagamento das parcelas. Apesar de uma única parcela vencida ser suficiente para iniciar o processo, os bancos, na prática, costumam esperar duas ou três prestações atrasadas antes de agir.

Esse procedimento será possível quando os cartórios e os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) concluírem suas adaptações. A expectativa é que isso aconteça nos próximos meses, mas os prazos podem variar de estado para estado.

Como será feita a retomada extrajudicial?

O processo para que um banco recupere um veículo seguirá algumas etapas obrigatórias:

  • Notificação formal ao devedor, com prazo para quitação das parcelas;
  • Consolidação da propriedade do veículo no nome do banco em caso de não pagamento;
  • Inserção de restrição no Renavam, impedindo a transferência do bem;
  • Apreensão do veículo com apoio de órgãos de trânsito ou polícia, se necessário.

Nova regra pode afetar o valor dos financiamentos?

A princípio, especialistas apontam que a mudança traz pontos positivos e negativos. O lado ruim é que o consumidor terá menos tempo para negociar as dívidas antes da retomada do carro. Isso exige maior disciplina financeira e atenção aos contratos assinados.

lei vai permitir que bancos tomem carros financiados

Foto: Freepik

Por outro lado, como o risco de inadimplência para os bancos será menor, a tendência é que as taxas de juros e custos dos financiamentos fiquem mais baixos nos próximos meses.

E se eu não quiser um contrato com essa cláusula?

Em contrapartida, advogados alertam que a maioria dos financiamentos passará a incluir a cláusula de retomada extrajudicial. No entanto, algumas instituições podem oferecer condições sem essa regra para atrair clientes. Por isso, pesquisar diferentes opções antes de assinar é fundamental.

A nova lei muda de forma significativa a relação entre bancos e consumidores nos contratos de veículos financiados. Ficar atento às condições contratuais é o primeiro passo para evitar problemas no futuro.

E você, o que acha dessa mudança? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Leia o resumo da notícia
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

ASSISTA AGORA