Nova lei prevê punir de forma mais rígida quem para de forma irregular na faixa de pedestre; veja o que muda

Nova lei prevê punir de forma mais rígida quem para de forma irregular na faixa de pedestre. Veja o que muda que o PL for aprovado pelo Senado.

A segurança no trânsito está cada vez mais em foco. Com o objetivo de coibir uma prática comum, mas perigosa, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3330/24. A nova lei prevê o aumento das penas nos crimes de trânsito praticados em faixa de pedestres.

O que prevê a nova lei da faixa de pedestres?

A proposta visa tornar mais rigorosa a punição para motoristas que param seus veículos sobre a faixa de pedestres no momento da mudança de sinal luminoso.

A atual legislação já prevê multa para os motoristas que não são capazes de parar o veículo a tempo e acaba parando sobre a faixa de pedestre quando o sinal fica vermelho. 

O CTB (Código Brasileiro de Trânsito) entende que o sinal amarelo serve para evitar essa parada irregular ou cruzar o sinal vermelho. Ele alerta a iminência do vermelho para que o condutor reduza a velocidade com segurança. 

Assim, só para em cima da faixa, o motorista que estava em uma velocidade alta demais ou tentou passar antes do sinal fechar totalmente e em dado momento notou que não era possível parar a tempo. 

Nova lei pune com mais rigor quem para na faixa de pedestres - Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados
Nova Lei pune com mais rigor quem para na faixa de pedestres – Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados   

A autora do texto, a deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), apresentou o projeto de lei após a morte da menina Laura Beatriz, de cinco anos, atropelada na faixa de pedestres em Vila Velha (ES).

“São medidas que visam buscar uma pena mais proporcional à gravidade da infração, com o objetivo de incentivar a mudança de comportamento e a adoção de práticas mais responsáveis ao volante” argumentou a parlamentar.

Qual a multa para quem para na faixa no sinal?

Atualmente, o Capítulo XV que trata das infrações de trânsito em seu artigo 183 dispõe:

Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso:
Infração – média;
Penalidade – multa.

A multa é de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira. 

Com a aprovação do Projeto de Lei 3330/24, a infração passa a ser grave, com multa de R$195,23 e penalidade de 5 pontos na CNH do condutor.

Relator Deputado Ricardo Ayres - Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados
Relator Deputado Ricardo Ayres – Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados   

O relator do projeto, o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), excluiu do texto da deputada Rogéria Campos, o trecho sobre o aumento das penas dos crimes de trânsito praticados em faixa de pedestres ou na calçada. Para Ayres, não há razoabilidade para alterar a penalidade desse dispositivo.

O PL ainda precisa passar pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e para se tornar lei, deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Leia também:

Novo DPVAT poderá pagar indenizações para quem sofrer acidente em 2025

O que achou da nova lei? Ela vai coibir infrações? Comente abaixo. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA