Nova lei pode dar multa até mesmo para ciclistas em Curitiba

Nova lei para ciclistas em Curitiba: entenda o que é, como funciona e como será feita a fiscalização

A partir de agora, quem for flagrado praticando a famosa “rabeira” em Curitiba pode acabar no prejuízo — inclusive os ciclistas. Entrou em vigor nesta quinta-feira (29) a nova Lei Municipal 16.525/25, sancionada pelo prefeito Eduardo Pimentel no último dia 19 de maio.

A norma estabelece punições mais duras para quem se segurar na traseira dos ônibus com o objetivo de ser impulsionado, prática comum entre jovens ciclistas da cidade. Logo abaixo, o Garagem360 conta todos os detalhes. Acompanhe!

Qual será a multa para ciclistas? 

A lei prevê não só multa como também a apreensão da bicicleta ou do veículo utilizado. E o valor da punição não é simbólico: a multa equivale a 100 vezes o preço da tarifa de ônibus, ou seja, R$ 600, considerando o valor atual da passagem. 

Se houver reincidência, a penalidade sobe para R$ 900. No caso de menores de idade, o veículo será devolvido somente aos pais ou responsáveis. Em caso de repetição da infração, o Conselho Tutelar será acionado.

Um decreto com a regulamentação da medida deve ser publicado nos próximos dias, com detalhes sobre os procedimentos de fiscalização, aplicação da multa e devolução dos equipamentos apreendidos.

Leia também:

Como será feita a fiscalização?

Nova lei para ciclista - Imagem gerada por IA - Foto: Garagem360
Nova lei para ciclista – Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360

A prefeitura também já iniciou uma adaptação nos ônibus da capital. Todos os coletivos passaram a contar com um botão específico no painel de controle para registrar automaticamente a ocorrência.

A função “rabeira” pode ser acionada pelo motorista sempre que ele perceber que alguém está se segurando na traseira do veículo. 

Quando isso ocorre, o sistema envia uma mensagem direta para o Centro de Controle Operacional (CCO), que imediatamente notifica a Patrulha do Transporte Coletivo.

A medida foi tomada após uma série de ocorrências preocupantes, com destaque para o caso trágico de abril, quando um adolescente de 14 anos morreu ao ser atingido por um ônibus em sentido contrário.

O jovem praticava rabeira em um veículo da linha Pinheirinho/Carlos Gomes, uma das mais movimentadas da cidade.

A prática da rabeira é proibida e considerada extremamente perigosa, tanto para quem está executando quanto para os demais usuários da via. A nova legislação quer coibir esse tipo de conduta e ampliar a segurança no trânsito, principalmente entre os mais jovens. A aposta é que, com a fiscalização mais rígida e a multa elevada, a prática perca força nos arredores dos terminais e avenidas de Curitiba.

E você, como avalia a nova multa para ciclistas? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: Honda HR-V é o SUV usado dos sonhos; saiba o porquê

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo