Nova lei garante estacionamento grátis para pessoas 60+; descubra onde vale
Nova regra municipal libera idosos do pagamento de estacionamento rotativo por até 2 horas. Saiba como funciona e as regras
Notícia excelente para motoristas 60+ que buscam economia no trânsito. Uma legislação municipal entrou em vigor para garantir que idosos com mais de 60 anos não precisem mais pagar pelo estacionamento rotativo (Zona Azul). A medida, que já está valendo na cidade de Cotia (SP), na Grande São Paulo.
Acompanhe o Garagem360 e entenda as regras!
Como funciona o estacionamento grátis para idosos?
A gratuidade é regulamentada pela Lei Municipal nº 555/1993. Diferente dos demais motoristas que precisam ativar créditos por aplicativo ou comprar talão, o idoso em Cotia tem custo zero. No entanto, para evitar multas, é preciso seguir 3 regrinhas básicas:
- Tempo Limite: a isenção vale por até 2 horas consecutivas na mesma vaga;
- Local Correto: o veículo deve estar estacionado nas vagas demarcadas com o símbolo internacional de acesso (vagas de idoso);
- Identificação: é obrigatório o uso da Credencial de Estacionamento (emitida pela Secretaria de Transportes – Setram) visível no painel do carro.
Válido para carro próprio ou carona
Atenção: um ponto importante da lei é a flexibilidade. A isenção aplica-se tanto ao veículo de propriedade do idoso quanto a qualquer carro que esteja sendo utilizado para transportá-lo.
Ou seja, se um filho ou neto estiver levando o avô (com a credencial devidamente exposta) para uma consulta ou compras, o benefício da gratuidade também é válido.
Você pode gostar Calendário IPVA 2026: saiba quem tem isenção total e como garantir 10% de desconto
Qual o horário de funcionamento do estacionamento gratuito para idosos?
A regra vale durante todo o período de operação da Zona Azul na cidade, sendo:
- Segunda a Sexta: das 9h às 18h;
- Sábados: das 9h às 13h.
Assim, a iniciativa reforça a mobilidade urbana para quem tem mais de 60 anos, facilitando o acesso a comércios e serviços sem pesar no bolso.
Agora queremos saber: você acha justo que essa lei de Cotia seja expandida para todas as cidades do Brasil?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
