Nova lei determina que este detalhe te impeça de renovar ou obter a CNH

Se você precisa renovar sua CNH é melhor ficar atento às novas regras, caso não queira ter imprevistos. Veja.  

Se você precisa renovar sua CNH é melhor ficar atento às novas regras, caso não queira ter imprevistos. Veja.

Exame toxicológico terá fiscalização mais rigorosa (Foto: Divulgação)

Nova regra para CNH

De acordo com uma nova lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motoristas com habilitação C,D e E precisarão se adequar a uma nova medida. 

O item 148-A do CTB, instituído pela Lei 14.599/23, passa a exigir comprovação de resultado negativo de exame toxicológico para os condutores mencionados. 

Desta forma, para esses motoristas, só será possível obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com essa confirmação. 

Além disso, o artigo prevê que motoristas das categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos, serão realizarão um novo exame a cada dois anos e seis meses, a partir da obtenção ou renovação da CNH.

Categorias C, D e E

De acordo com as diretrizes dos órgãos de trânsito, cada tipo de veículo exige uma categoria de CNH.

Nesse sentido, a categoria de motorista C exige habilitação para conduzir veículos que mais de 3.500 kg.

Além disso habilitados nessa categoria podem dirigir veículos da classe B, com tanto que não passe de 6.000 kg.

Por sua vez, a categoria D permite a condução de veículos que transportem mais de 8 pessoas, sem contar com o motorista.

Já a categoria E envolve a condução de veículos motorizados combinado, ou seja, uma parte em que a unidade tratora esteja nas categorias B, C ou D e a outra parte, acoplada.

Mudança na Lei

A mudança no Código de Trânsito Brasileiro se dará através da Lei 14.599/23, que entrou em vigor há alguns dias. 

Dessa forma, a nova regulamentação passa pelas Lei 13.103/15, assim como pela  Lei 14.071/20. 

Exame toxicológico terá fiscalização mais rigorosa (Foto: Divulgação)

Você sabia? Quem tem este tipo de dívida pode ter a CNH e passaporte apreendidos

Justificativa

Para o assessor jurídico do SETCESP, Dr. Narciso Figueirôa Junior, as novas regras sobre o exame toxicológico, irão ampliar a política pública de combate ao uso de drogas pelos condutores de veículos: 

‘’Com essas novas regras, teremos maior segurança nas estradas e consequentemente reduziremos as alarmantes estatísticas de acidentes, trazendo assim benefícios para toda a sociedade”.

O assessor jurídico ressalta ainda, que a deliberação 268/23 do Contran de 29 de junho de 2023, estabelece um prazo para a realização do exame toxicológico. 

Desta forma, os condutores das categorias C, D e E, que tinham desde 3 de setembro de 2017, para realizar o exame, deverão realizá-lo até 28 de dezembro de 2023.

Ao contrário, os motoristas que se negarem a realizar o exame toxicológico serão impedidos de obter ou de renovar a CNH até que seja realizado o exame com resultado negativo.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile