Nova lei define quando multas devem ser desvinculadas ao veículo; veja quais são

Conheça a nova lei que define quando multas devem ser desvinculadas ao veículo e entenda as novas regras!

Uma nova lei pode definir quando multas devem ser desvinculadas ao veículo. O objetivo é estabelecer critérios para a vigência das infrações que são associadas aos automóveis.

O projeto de lei já garantiu a aprovação da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, e agora aguarda a análise da Câmara quanto às demais etapas.

Acompanhe o Garagem360 e entenda mais detalhes!

Novo Projeto de Lei define quando multas devem ser desvinculadas ao veículo

O novo Projeto de Lei (PL 5733/23) passa, neste momento, pela análise da Câmara para, se aprovado, definir quando multas devem ser desvinculadas ao veículo.

De acordo com as informações oficiais, o objetivo do PL é desvincular as multas associadas ao automóvel em situações extremamente específicas, como por exemplo:

  • para veículos de locadoras;
  • para multas praticadas por embarcador ou transportador que não seja proprietário do veículo; e
  • em caso de transferência como resultado de apreensão, confisco por decisão judicial, leilão após recolhimento a depósito ou doação à administração pública.

Dessa forma, as infrações que forem desvinculadas do veículo continuarão sendo processadas normalmente até a conclusão do julgamento administrativo e a aplicação das penalidades correspondentes.

Isto é, todas as notificações, cobranças e outros encargos relacionados serão direcionados à entidade, seja pessoa física ou jurídica, especificada no momento da desvinculação.

As informações são do site da Agência Câmara de Notícias.

Confira também: Quem tem CNH está saltitando de felicidade: consórcio de carros está disponível até para quem tem NOME SUJO

Você pode gostar disso: Nova lei de trânsito pode mudar de forma RADICAL o modo de direção dos motoristas: CNH suspensa e multa altíssima

Texto do PL passa por duas mudanças

O relator do projeto, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), propôs duas modificações no documento original. A primeira mudança consiste na eliminação da restrição que impedia motoristas inadimplentes de obter, renovar ou alterar a categoria da CNH.

Além disso, outra alteração proposta por Leal remove a cláusula que permitia a reatribuição da infração à locadora, caso esta disponibilizasse outro veículo a um condutor com dívidas.

Por fim, a proposta continuará sendo examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo conclusivo. Assim, para virar lei, o texto também deve ser aprovado pelo Senado e passar pela sanção oficial.

Aproveite para conferir: 1º carro elétrico do mundo mundo desenvolvido para motoristas de app revolucionam o segmento no País

↓ Opine sobre a nova proposta! Deixe seu comentário abaixo e participe da discussão ↓

Escrito por

Vitória Marques

wpDiscuz
Sair da versão mobile