Nova lei coloca em risco a CNH de milhares de motoristas

Conheça a nova lei que coloca em risco a CNH de milhares de motoristas e entenda o que está por vir; atente-se a todos os detalhes!

Uma nova lei promete colocar em risco a CNH de milhares de motoristas que cometem uma infração considerada “comum” para muitos, mas que, agora, deverá contar com novas penalidades.

De forma mais clara, o objetivo do projeto de lei ao intensificar as penalidades é justamente garantir mais segurança nas estradas, a fim de evitar acidentes e demais sitações de risco.

Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!

Conheça a nova lei que coloca em risco a CNH de milhares de motoristas brasileiros

Um novo projeto de lei de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE), foi apresentado na Câmara dos Deputados e tem como foco principal a segurança no trânsito.

Com a proposta de alteração do Código de Trânsito Brasileiro, o projeto busca aprimorar a legislação vigente e aplicar penalidades mais severas para as ultrapassagens perigosas em rodovias.

De forma mais clara, a justificativa é de que a imposição de multas elevadas e a suspensão do direito de dirigir são igualmente eficazes para desencorajar comportamentos de risco.

Além disso, a proposta também inclui um sistema de educação continuada para motoristas que cometam infrações, trazendo à tona a obrigação de que eles passem por um curso de reciclagem antes de poderem recuperar suas habilitações.

Se informe melhor: Curte fazer ultrapassagens? CUIDADO! Nova lei chega para acabar com ação dos apressadinhos

Quais são as novas regras apresentadas pelo PL?

  • Nova classificação da infração: as utrapassagens perigosas serão consideradas infrações gravíssimas
  • Multa aumentada: a multa para quem realizar ultrapassagens perigosas será de R$ 2.934,70 (dez vezes o valor da multa base para infrações gravíssimas)
  • Suspensão da CNH: suspensão do direito de dirigir por 12 meses para motoristas que cometerem essa infração
  • Reincidência: em caso de reincidência no período de um ano, a suspensão do direito de dirigir será dobrada. Além disso, condutores reincidentes poderão ser proibidos de dirigir em rodovias por pelo menos dois anos
  • Curso de reciclagem: obrigatoriedade de curso de reciclagem para motoristas que tenham a CNH suspensa

Por fim, o PL aguarda a votação do Plenário.

Foto: divulgação

Aproveite para conferir: Confira as doenças que impedem a renovação da CNH

 ↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Escrito por

Vitória Marques

wpDiscuz
Sair da versão mobile