Nova lei chega para alterar o modo que muitos motoristas abastecem os carros

Conheça a nova lei que chega para alterar o modo que muitos motoristas abastecem os carros; confira todos os detalhes!

Uma nova lei chega pronta para alterar o modo que muitos motoristas abastecem o carro. Se aprovada, todos os postos de abastecimento deverão seguir as devidas orientações.

De acordo com as informações propostas pelo texto do Projeto de Lei, o objetivo é evitar acidentes, evitar danos à saúde e ao meio ambiente.

Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!

Nova lei pode alterar o modo que muitos motoristas abastecem os carros

Um novo Projeto de Lei já aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados pode alterar a forma com que muitos motoristas abastecem os carros.

Basicamente, o PL tem como foco proibir a continuidade do abastecimento após o disparo automático da trava de segurança das bombas de combustível.

De forma mais clara, esse mecanismo é essencial para prevenir o transbordamento de combustível, que pode levar a acidentes e danos ambientais significativos.

Assim, o projeto de lei busca fortalecer as medidas de segurança nos postos de combustíveis e garantir que práticas mais seguras sejam adotadas por todos os envolvidos, desde os proprietários dos postos até os consumidores finais.

Em caso de desrepeito às regras, o proprietário do posto de combustível receberá inicialmente uma advertência. Se, após a advertência, o mesmo posto cometer novamente a infração, haverá a aplicação de uma multa que varia de R$ 20 mil a R$ 1 milhão.

“Há preocupação sobre a incidência de multa pesada sobre o dono do posto quando muitas vezes ele nem sabe o que está acontecendo. No caso concreto, a responsabilidade é do frentista”, diz o relator deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE).

Ele ainda complementa:

“Caberia, então, inicialmente uma advertência ao proprietário e, somente em caso de reincidência, a sanção.”

Fique ainda mais por dentro: Cuidado onde você abastece: postos de combustível são fechados por adulterar o produto

Quando o PL entra em vigor?

Basicamente, o Projeto de Lei ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Após isso, o PL ainda necessita da aprovação do Senado. E se aprovado, de fato, os postos deverão instalar cartazes ou placas informativas informando os clientes sobre a proibição.

Por fim, as informações são do site oficial da Agência Câmara de Notícias.

Aproveite para conferir: PL pode mudar regras para renovação da CNH: vaja como você será afetado

↓ Opine sobre a nova proposta! Deixe seu comentário abaixo e participe da discussão ↓

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA