Nova identidade digital conterá número da CNH e começará ser emitida em março

O Documento Nacional de Identidade (DNI), na última terça-feira (08/02), implementou mais uma etapa da nova identidade digital, por meio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, a emissão do novo documento, que também contará com o número da CNH começará em março, no caso, para servidores da Justiça Eleitoral e de outros órgãos públicos. Na sequência, os brasileiros também terão acesso. Saiba mais a seguir!

Projeção da nova identificação digital / Via tudo celular

O que constará na Nova Identidade Digital, o Documento Nacional de Identidade (DNI)

O novo documento inclui registros como:

Título de eleitor;

Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social;

Certificado militar (para homens);

Documento de identidade profissional (se houver);

Carteira nacional de saúde;

NIS/PIS/Pasep;

Por fim, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O que constará na Nova Identidade Digital, o Documento Nacional de Identidade (DNI)
Imagem Ilustrativa

Conforme citado e divulgado pelo Tudo Celular, a emissão da nova identidade será feita a partir do próximo mês para servidores. Enquanto isso, cidadãos domiciliados em Minas Gerais, por exemplo terão acesso ao documento digital a partir do mês de agosto. Demais estados devem começar a emitir a Nova identidade digital ao longo do ano. A previsão que é de toda a população tenha o documento a partir do mês de fevereiro de 2023.

Como será feita a emissão do documento
(Foto: We Cel)

Como será feita a emissão do documento

  1. Para gerar o novo documento digital será necessário fazer por por meio de um aplicativo gratuito (disponível para smartphones e tablets nos sistemas operacionais Android e iOS) – respeitando as datas de liberação que ainda serão divulgadas ao público em geral.
  2. Em seguida à instalação do aplicativo do DNI, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando: CPF, nome, filiação, data de nascimento, endereço de e-mail, número do telefone. Além disso, cadastrar uma senha.

Assim, com o DNI os brasileiros terão acesso mais fácil a diversos serviços públicos. Também, a nova identidade digital auxiliará na identificação para concessão de benefícios e adesão a programas; além de embarques e desembarques em aeroportos. Devido a CNH ser inclusa no documento, os motoristas também poderão usar em alguns serviços do Detran e outras autarquias.

Vale ressaltar que o DNI faz parte do programa de Identificação Civil Nacional (ICN) e fora criado pela Lei n° 13.444/2017

Contran
(Foto: Melissa Mjoen/Unsplash.com)

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar